Gestão e Conservação de Ecossistemas Florestais

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino terão como base a realização de aulas de carácter teórico-prático em que os alunos deverão utilizar o computador para a realização de exercícios com software específico, assim como consultar projectos já realizados sobre a Gestão e Conservação de Ecossistemas.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado do processo de aprendizagem pretende-se que o aluno:
1. Conhece o enquadramento dos movimentos conservacionistas;
2. Conhece os factos e fundamentos científicos que estimularam a criação de medidas legais de conservação da Natureza;
3. Conhece a organização jurídico-administrativa do conservacionismo em Portugal;
4. Conhece os principais valores a conservar ao nível específico em Portugal;
5. Conhece os principais valores a conservar ao nível ecossistémico em Portugal e no Mundo;
6. Conhece os meios para a gestão da biodiversidade.

Programa

1. Enquadramento cultural. 1.1 Filosofia ética do conservacionismo. 1.2 Origens e motivações literárias das primeiras classificações de “monumentos naturais” 1.3 Consequências culturais da perda de biodiversidade.
2. Fundamentos científicos do conservacionismo. 2.1 Especiação e extinção 2.2 Análise comparativa das taxas pré-históricas e históricas de extinção. 2.3 Consequências materiais da perda de biodiversidade. 2.4 Medidas a implementar para a Conservação.
3. Enquadramento jurídico-administrativo do conservacionismo ambiental. 3.1 Legislação nacional e internacional. 3.2. Organização das áreas classificadas em Portugal.
4. Biodiversidade específica. 4.1 Ecologia, corologia e gestão das espécies ameaçadas da flora portuguesa. 4.2 Ecologia, corologia e gestão das espécies ameaçadas da fauna portuguesa.
5. Biodiversidade ecossistémica. 5.1 As grandes categorias de habitats naturais e semi-naturais ao nível mundial, europeu e ibérico. 5.2 Ecologia, corologia e Gestão dos principa

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Prático - 25.0%
  • - Teste Teórico-Prático - 75.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame Teórico-Prático - 75.0%
  • - Trabalho Prático - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cabral, M.J. (coord.) 2006. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (peixes dulciaquícolas e migradores, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). ICN, Assírio & Alvim.

Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade. 2003. Plano Sectorial da Rede Natura 2000. ICNB. Lisboa

Groombridge, B. & Jenkins. 2002. World Atlas of Biodiversity. United Nations Environmental Program.

Rey, M., Espigares, T., Nicolau, J.M. (eds.). 2003. Restauración de Ecosistemas Mediterráneos. Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones de la Univ. Alcalá.

Alves, J.M., Espírito-Santo, M.D., Costa, J.C., Gonçalves, J.H, Lousã, M.F. 2009. Habitats Naturais e Seminaturais de Portugal Continental. Tipos de Habitats mais significativos e Agrupamentos Vegetais Característicos. ICNB. Lisboa.

Lomolino, M.V., Riddle, B.R. & Brown, J.H. 2006. Biogeography. Sunderland: Sinauer Associates, Inc.

Braun, C.E. (ed.) 2005. Techniques for wildlife investigations and management. The Wildlife Society. Bethesda.