Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico

Objetivos do Curso

Os objetivos gerais do CE tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o CE organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio 1º e 2º CEB (Português e História e Geografia de Portugal), visando, fundamentalmente, a formação de professores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade.

Estrutura Curricular: 4 semestres e defesa pública de um Relatório Final decorrente da articulação entre a Prática de Ensino Supervisionada e a Didáticas Específicas.

Engloba 4 componentes de formação: 1) A componente de formação educacional geral (FEG), com 9 ECTS; 2) A componente de formação na área de docência (FAD), com 27 ECTS; 3) A componente de didáticas específicas (DE), com 33 ECTS; 4) A componente relativa à prática de ensino supervisionada (PES), com 51 ECTS.

Condições de Acesso e Ingresso

Em conformidade com o regime jurídico da habilitação profissional para a docência em vigor (DL. n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua atual redação), podem candidatar-se ao acesso ao presente ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, para o ano letivo 2025/2026:

1. os titulares da licenciatura em Educação Básica; e

2. os titulares de outras licenciaturas desde que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos, tal como definidos no anexo do D.L. n.º 9-A/2025 de 14 de fevereiro, isto é, licenciatura que atribua créditos do ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:
a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos. Os créditos relativos à componente de formação na área de docência distribuem-se nos seguintes termos:
• 20 a 30 créditos em Português;
• 20 a 30 créditos em Matemática;
• 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal
• 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física.
b) Área educacional: 10 a 20 créditos.

3. Dando cumprimento ao disposto no art.º 17.º da mesma legislação, para comprovar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica os candidatos deverão fazer prova documental, conforme disposto no edital de candidatura.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Habilitação para a docência no grupo 110;
Habilitação para a docência no grupo 200;
Habilitação para prossecução de estudos em Doutoramento.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em linha de conta os objetivos gerais do CE pretende-se que o grau de mestre em ensino do 1º e 2º CEB (P/HGP) e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem: Competências e conhecimentos no domínio genérico do 1º e 2º CEB, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade; Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo do 1º e 2º CEB, e a capacidade para promover a sua articulação interdisciplinar; Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à idade das crianças; Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede; Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo

Coordenador(es) do Curso