Métodos de Ensino
A metodologia utilizada define-se pelos itens seguintes:
a) exposição dos conteúdos pelo professor com recurso a material audiovisual; b) sistematização dos conhecimentos teórico-práticos: resolução de questões e problemas; c) experiências laboratoriais e demonstrações na sala de aula realizadas pelo professor e alunos com recurso a hardware e software especializados.
Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame. A avaliação contínua/periódica incidirá sobre experiências e demonstrações acústicas, e participação nas aulas (50%) + teste (50%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (esta última, caso a classificação na prova escrita seja entre 7,5 e 9,4 valores).
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são:
a) Conhecer o som e suas características;
b) Conhecer as várias formas de produção sonora;
c) Saber manipular instrumentação acústica de análise de sons;
d) Compreender o papel dos vários componentese propriedades relacionados com a propagação sonora;
e) Compreender fenómenos acústicos relacionados com a propagação sonora e aplicados em situações do dia-a-dia;
f) Conhecer a importância doespaço (ar livre e espaço fechado) como elemento fundamental para a qualidade acústica do mesmo;
g) Conhecer os parâmetros físicos e subjetivos que descrevem a qualidade acústica de salas;
h) Conhecer as características da fala e do seu comportamento ao ar livre e em espaço fechado;
i) Conhecer os vários tipos de salas para fala e música;
j) Saber analisar, medir e avaliar os parâmetros acústicos dediferentes tipos de salas;
K) Encontrar soluções pontuais para melhorar as condições acústicas de uma sala.
Programa
Produção do som
módulo 1
1. Som e as fontes sonoras.
2. Sistemas vibratórios simples e vibrações complexas.
3. Características do som.
4. Instrumentação acústica.
Propagação do som
módulo 2
1. Ondas.
2. Propriedades das ondas sonoras.
3. Fenómenos associados às ondas sonoras.
Espaços e acústica
módulo 3
1. Sound propagation outdoors and indoors.
2. Som nas salas: Campos sonoros eparâmetros físicos e subjetivos.
3. Acústica para fala: ao ar livre e em salas.
4. Tipos de salas: Auditórios para fala (salas de conferências e teatros) e para música.
5. Avaliação da qualidade acústica dediferentes espaços e melhoria pontual da audição dos espectadores..
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barron, M. (2010). Auditorium acoustics and architectural design (2nd ed.). Spon Press.
Beranek, L. (2004). Concert halls and opera houses: Music, acoustics, and architecture (2nd ed.). Springer-Verlag.
Cavanaugh, W. J., Tocci, G. C., & Wilkes, J. A. (2010). Architectural acoustics: Principles and practice (2nd ed.). John Wiley & Sons.
Everest, F. A., & Pohlmann, K. C. (2021). Master handbook of acoustics (7thed.). McGraw-Hill Education.
Henrique, L. L. (2014). Acústica musical (5ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Meyer, J. (2009). Acoustics and the performance of music: Manual for acousticians, audio engineers, musicians, architects and musical instrument makers (5th ed.). SpringerScience & Business Media.
Morset, L. (2013). WinMLS 2004 [Computer software]. Trondheim: Morset Sound Development.
Rossing, T. D., Moore, F. R., & Wheeler, P. A. (2002). The science of sound (3rd ed.). Addison-Wesley.
Steinberg (2014). WaveLab 8.5[Software]. Steinberg Media Technologies.