Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Sendo uma disciplina que pretende oferecer tanto as bases teóricas como a introdução às aplicações práticas das mesmas a metodologia a utilizar terá como base um processo de “explicação-exemplificação” em que todas as matérias culminarão num trabalho prático, individual ou em grupo, em que o mesmo fará parte do processo de avaliação. Desta forma os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos imediatamente após a exposição dos mesmos e ser avaliados de forma contínua e individualizada por cada conteúdo apresentado. Será também realizado um teste final em que serão avaliados os conteúdos de forma geral.
– 30% Avaliação contínua (assiduidade, pontualidade, prestação nas aulas) – 50% Trabalhos individuais:
– Criação de uma sessão para registo de um espetáculo.
– Criação de uma sessão para streaming de um espetáculo.
– Criação de uma sessão para mistura e registo/difusão em simultâneo.
– Teste escrito
-20% Trabalho de Grupo – análise
Resultados de Aprendizagem
a)Analisar, gerir e resolver as necessidades técnicas para registo de um espetáculo.
b)Saber interpretar as necessidades de um evento de forma a conseguir conceber um Rider técnico para registo do mesmo.
c) Audio digital – Protocolos de transmissão de áudio em ethernet e internet.
d) Montagem e afinação de uma regie ou ponto de escuta para gravação e/ou difusão de áudio. e) Sistemas de streaming digital – protocolos áudio e video
f) Domínio de plataformas digitais de streaming de Áudio e Vídeo
Programa
1. Riders Técnicos: Leitura, análise e implementação de soluções técnicas. Compreensão das necessidades de um projecto para a sua difusão e registo.
2. DAW ́s: Aprofundamento dos conhecimentos e capacidades no manuseamento de DAW ́s e das suas aplicações práticas no registo ou difusão de um espetáculo ou evento.
3. Sistemas de streaming digital. Criação de sessões de streaming para audio, ou audio e video.
4. Sistemas de gravação digital. Criação de sessões para gravação ao vivo de um evento ou espetáculo em directo ou diferido.
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 20.0%
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
- - Trabalhos individuais - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
A. Raney, M. (2023). Foundations of Streaming Broadcast Media [Review of Foundations of Streaming
Broadcast Media]. Kabalo Research Publications.
Austerberry, D. (2013). The Technology of Video and Audio Streaming. Taylor & Francis.
David Miles Huber, & Runstein, R. E. (2018). Modern Recording Techniques (9th ed.). New York ; London Routledge Taylor Et Francis Group.
Focal Press. McCarthy, B. (2016). Sound systems: Design and optimization (3rd ed.).
Focal Press, Taylor & Francis Group. Corey, J. (2010). Audio production and critical listening: Technical ear training.
Focal Press. Self, D. (2009). Audio engineering.
Luini, J. R., & Whitman, A. E. (2002). Streaming audio : the FezGuys’ guide. New Riders.
McGraw-Hill Education. Kaye, D., & Lebrecht, J. (2000). Sound and music for the theatre: The art and technique of design.