Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, numa das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Avaliação por exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AV. CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 10% na avaliação global;
– Trabalho de grupo – peso de 90% na avaliação global;
AV. POR EXAME
– Componente teórica – peso de 30% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 70% na avaliação global do exame
Resultados de Aprendizagem
3.1 Conhecer o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área visual percebendo os conceitos e a terminologia da composição e da animação 3D, integrando os princípios básicos do seu discurso.
3.2 Saber operar e manipular software de modelação, composição e animação 3D.
3.3 Capacidade de aplicar ambientes luminosos e texturas, de modo realista ou criativo.
3.4 Capacidade de animar modelos tridimencionais, assim como câmaras, com destreza técnica e estética
Programa
4.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO 3D NA CULTURA VISUAL
4.1.1 Contextualização teórica das artes audiovisuais assistidas por computador na contemporaneidade;
4.1.2 Pilares da linguagem visual e princípios do design aplicados ao discurso da composição temporal;
4.1.3 Áreas de aplicabilidade da Animação 3D no contexto do design digital: processo de autoria: processo na industria; produções artísticas; produções comerciais.
4.2. MODELAÇÃO
4.2.1 Instruções para uso de ferramentas de modelação 3D.
4.2.2 Modelação de estruturas simples e complexas.
4.3. TEXTURAS E ILUMINAÇÃO
4.3.1 Uso apropriado de modos de texturas e materiais.
4.3.2 Aplicação de iluminação realista e iluminação criativa.
4.4. ANIMAÇÃO
4.4.1 Animação de objetos simples, tendo em consideração a sua especificidade estrutural.
4.4.2 Animação de câmaras: simulação de movimentos de câmara e sequências.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 90.0%
- - participação presencial - 10.0%
- - componente teórica - 30.0%
- - componente prática - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alley, T. (2005). Exploring 3D Modeling with Cinema 4D R9. Idea Group Inc.
Crook, I. / PEARE, P. (2016) Motion Graphics: Principles and Practices from the Ground Up. Fairchilld Books
SHAW, A. (2015). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Routledge.
Gallardo, A. (2001). 3D Lighting: History, Concepts and Techniques. Massachussets: Charles River Media.
Greyscalegorilla (2015). Tools and Training for 3D. Link: http://greyscalegorilla.com
Heller, S. & Womack, D. (2008). Becoming a Digital Designer. John Wiley & Sons, Inc.
http://www.schoolofmotion.com
Iamag (2015) Cinema 4D Tutorials, Link: http://www.iamag.co
Korenman, J. (2015) You are an Impostor. Florida School Of Motion Inc. Link:
Maestri, G. (1999). Animação digital em 3D. Market Books.
Powers, A. (2004). Cinema 4D – The Artist’s Projects Source Book. CMP Bookes.
Prominto Lab (2015) Cinema 4D Tutorials, Cairo, Egypt. Link: http://www.promintolab.com/