Marketing Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.

A avaliação continua compreende a realização de um trabalho de grupo (50%), um trabalho individual (40%).  A participação e a realização de actividades em aulas também terão uma ponderação de 10%.

O exame final a esta disciplina é composto por um trabalho com guião a fornecer

Resultados de Aprendizagem

O propósito da unidade curricular é permitir aos estudantes a perceção do modo como a alteração do contexto, a atitude e comportamento dos consumidores originam uma nova abordagem digital das marcas através da utilização das marktech, de uma comunicação digital e do comercio eletrónico. Por fim será importante perceber quais as novas realidades e fronteiras para o marketing digital num futuro imediato.

Programa

1. A abordagem digital e os conceitos associados

1.1.A evolução do marketing tradicional para o digital

1.2.A relação e complementaridade da abordagem tradicional e digital

1.3.A estratégia de marketing digital e a presença on-line

1.4.Agile marketing e marketing algoritmico

1.5.Os novos consumidores

2. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada

2.1.Os novos paradigmas de comunicação

2.2.Os conteudos para os diferentes meios de comunicação digital

2.2.1.A comunicação nas plataformas digitais

2.2.2.Website

2.2.3.Landing pages

2.2.4.E-mail marketing

2.2.5.Os influenciadores digitais

2.3.A estratágia de comunicação digital

3.A gestão das marcas on-line e a gestão de expetativas

4.Marktech

4.1.O que é uma marktech e os beneficios.

4.2.As plataformas tecnológicas

5. O comércio eletrónico (e-commerce)

6. O virtual, as realidades mistas e as novas fronteiras para o marketing digital

6.1.Ambientes virtuais e as realidades mistas

6.2.A realidade virtual

6.3. Personificação

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho individual - 40.0%
  • - Participação e realização das actividades nas aulas - 10.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Exame
  • - Trabalho com guião fornecido pelo docente - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ATISTA, D. & COSTA, P. (2021). Marketing digital: conteudos vencedores. Editora Lidel.

CARREIRA, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.

CHAFEY, D. & ELLIS-CHADWICH, F. (2014). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (Fifth edition). London: Pearson.

FAUSTINO, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. (2021). Marketing 5.0. Atual Editora.

MARQUES, V. (2019). Marketing digital de A a Z. Braga: Edição Digital 360.

MOUTINHO, L., TEIXEIRA, N. & ZEFERINO. A. (2022). Marketing futureland: antecipação e resposta ao futuro do marketing. Lisboa: Edições Lidel.

RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Market