Matemática V

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter teórico-prático. Serão fornecidos aos alunos, artigos para serem estudados, apresentados e discutidos, acerca dos temas referidos nos conteudos programáticos. Também os alunos devem dominar o uso de certo software e depois estudar a sua integração na educação matemática. Serão aprofundados conceitos matemáticos, abordados em Mat I, Mat II, Mat III, e Mat IV, com recurso a tarefas que integrem a tecnologia em questão. Reflexões pedagógicas ou curriculares sobre possíveis experimentações tecnológicas para promover aprendizagens matemáticas. Fomentadas praticas colaborativas.
A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:
a) Avaliação contínua: dois testes, cada um cotado de 0 a 3 valores (30%); um projeto, cotado de 0 a 6 valores (30%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 5 valores (25%); reflexão individual, cotada de 0 a 3 valores (15%).
b) Avaliação por exame

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver competências técnicas, pedagógicas e didáticas sobre como a tecnologia pode ser integrada na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico;
2. Aprofundar os conhecimentos sobre conceitos matemáticos;
3. Aprofundar o desenvolvimento das capacidades visuais espaciais;
4. Refletir sobre avaliação de software;
5. Construir situações de integração das tecnologias na Educação Matemática;
6. Analisar as implicações da utilização das tecnologias na Educação Matemática;
7. Analisar e explorar experiências em Educação Matemática que integrem a tecnologia na prática educativa e letiva.

Programa

1. Perspetivas sobre a integração da tecnologia na aprendizagem e no ensino de Matemática Elementar
2. Software educativo para a integração no ensino e na aprendizagem de Matemática Elementar: Applets,
Excel e Geogebra
3. Meios facilitadores de aprendizagens: a plataforma HypatiaMat e os quadros interativos
4. Avaliação de software educativo

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Projecto - 30.0%
  • - Reflexão individual - 15.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Dois testes - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aldon, G., & Trgalová, J. (Eds.). (2019). Technology in Mathematics Teaching. Springer.
Basniak, M., & Estevam, E. (2014). O GeoGebra e a Matemática da Educação Básica. Ithala.
Clements, D., & Sarama, J. (2014). Learning and teaching early math: The learning trajectories approach. Routledge.
Herring, M., Koehler, M., & Mishra, P. (Eds.). (2016). Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPACK) for educators. Routledge.
Korenova, L. (2017). GeoGebra in Teaching of Primary School Mathematics. International Journal for Technology in Mathematics Education, 24(3), 155 – 160.
Nobre, S., Amado, N., & Ponte, J. (2013). A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e folha de cálculo. In Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, 253 – 272.
Tsitouridou, M., Diniz, J., Mikropoulos, T. (Eds). (2019). Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. Springer.