Matemática III

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão de caráter teórico-prático procurando articular os vários conteúdos para que os alunos possam percecionar as conexões dentro da Matemática. Sempre que for oportuno, recorrer-se-á a textos, materiais concretos e a plataformas digitais que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da Escola Superior de Educação, os alunos podem optar entre duas modalidades de avaliação:
a) Avaliação contínua: dois testes, cada um cotado de 0 a 5 valores (50%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 5 valores (25%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 4 valores (20%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).
b) Avaliação por exame cotado entre 0 a 20 valores (100%).

Resultados de Aprendizagem

No final da UC o aluno deverá ser capaz de:
– compreender a lógica e finalidade das investigações estatísticas;
– compreender os processos estatísticos;
– aplicar processos de recolha de dados, bem como o seu tratamento, representação e interpretação;
– desenvolver técnicas de interpretação e da literacia estatística em geral;
– comunicar estatisticamente.

Programa

Objetivo da Estatística. O problema estatístico. Método Estatístico. Amostra. Métodos de amostragem.
Estatística Descritiva – Medição; tipos de escalas; distribuições de frequências e métodos gráficos para resumir dados. Medidas de posição (de tendência central e outras) e medidas de dispersão.
Associação de variáveis. Coeficientes de correlação de Spearman e de Pearson. Análise de regressão: determinação da equação da reta de regressão. Associação de variáveis categóricas.
Noções de Acaso e Probabilidade. Definições de probabilidade. Tipos de acontecimentos. Conjuntos e probabilidade. Leis da probabilidade. Probabilidade simples. Probabilidade envolvendo mais do que um acontecimento. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Árvores de probabilidade. Distribuição normal da probabilidade.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Dois testes - 50.0%
  • - Reflexão individual - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barroso, M; Sampaio, E; Ramos, M (2003). Exercícios de estatística descritiva para as ciências sociais. Lisboa: Edições sílabo.
Garfield, J; Bem-Zvi, D (2008). Developing students' statistical reasoning: connecting research and teaching practice. New York: Springer
Huff, D. (2013) Como mentir com a estatística. Lisboa: Gradiva
Marôco, J. (2011). Análise Estatística com ultização do SPSS Statistics. Pero Pinheiro: ReportNumber.
Martins, M. E. e outros (2007). Análise de dados. Texto de apoio para professores do 1ºciclo. Lisboa: ME, DGIDC.
Martins, F. e outros (2017). Educação Pré-Escolar e Literacia Estatísticsa – A criança como investigadora. Viseu:Psicosoma.
O’Donoghue, P. (2012). Statistics for Sport and Exercise Studies. London: Toutledge.
Rees, D. (2001). Essential Statistics. London: Chapman & Hall.
Reis, E. (1997). Estatística Aplicada. Vols. I e II; Lisboa: Edições Sílabo.
Vincent, W.; Weir, J. (2012). Statistics in Kinesiology – 4th Edition. EUA: Human kinetics.