Informação e Itinerários Turísticos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se entre as seguintes atividades:
– Aulas teórico-práticas
– Análise de casos de boas práticas e discussão em sala de aula,
– Desenvolvimento e apresentação de um projeto de itinerário inovador;
– Sessões de orientação tutorial para acompanhar o trabalho autónomo desenvolvido pelos alunos no âmbito do seu projeto de Itinerário.

Os alunos podem optar por Avaliação Contínua ou Exame Final. A avaliação por exame consiste numa prova escrita (50%) e no projeto a desenvolver (50%).
A avaliação contínua é baseada nos seguintes parâmetros de avaliação:
a. prova individual de avaliação de conhecimentos (40%);
b. realização e apresentação de projeto de itinerário (50%);
c. participação e interesse nos casos discutidos nas aulas (10%).

Resultados de Aprendizagem

Esta UC visa o desenvolvimento de competências para conceber e implementar itinerários turísticos baseados em princípios de desenvolvimento sustentável, orientando-se pelos seguintes objetivos:
• Identificar diferentes tipos de itinerários e as motivações associadas.
• Reconhecer a importância da implementação de itinerários temáticos para dinamização turística das regiões e a necessidade de trabalho em rede
• Identificar os recursos afetos à conceção de itinerários turísticos de acordo com o eixo temático
• Analisar os percursos pedestres como instrumento de valorização de território
• Conhecer as principais etapas de planeamento na conceção de itinerários temáticos
• Identificar os objetivos de desenvolvimento de itinerários de acordo com as características do território em causa
• Aplicar princípios de planeamento na conceção de itinerários temáticos
• Utilizar meios de informação e promoção adequados ao desenvolvimento de itinerários
• Conhecer exemplos de boas práticas

Programa

1. Concetualização
1.1 Terminologias
1.2 Tipos de itinerários e motivações turísticas subjacentes
2. Conceção de itinerários
2.1 Recursos afetos à conceção de itinerários
2.2 Metodologia de planeamento de viagens organizadas
2.3 Os itinerários como instrumento de valorização turística
2.4 A construção do programa do itinerário
2.5 O papel do guia na valorização do itinerário
2.6 Análise de custos económicos
2.7 Percursos pedestres
2.7.1 Principais componentes
2.7.2 Normas de implementação
3. Estudos de caso

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ambrósio, V. (2009). Turismo religioso: Construção de itinerários. Exedra, Número temático, pp. 33-50.
Figueira, L. M. (2013). Manual para a elaboração de roteiros de turismo cultural. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.
LEADER II (2000) – A valorização do turismo de passeio pedestre nos territórios rurais –Guia pedagógico sobre a elaboração e execução de um projecto de passeio pedestre. Observatório Europeu LEADER /AEI
LOURENS, M. (2007), Route Tourism: a roadmap for successful destinations and local economic development, Development South Africa, 24: 3, 475- 490.
ROGERSON, C. ( 2007). Tourism routes as vehicles for local development in South Africa:The Example of the Magaliesberg Meander, Urban Forum, 18, pp 49-68.
Santos, D., Abreu, I, Cutrim, K, & Carvalho, C. (2014). Tour Pedagógico nos lugares de memória. Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22(1), 67-79.
THR (2006), Touring Cultural e Paisagístico, 10 produtos estratégicos para o desenvolvimento do turismo em Portugal.