Estudos Críticos dos Media Digitais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
Compreender criticamente os novos media como fenômenos socioculturais e tecnológicos, contextualizando-os em paradigmas teóricos contemporâneos.
Analisar os impactos dos novos media na sociedade, incluindo questões de poder, desigualdade, participação e exclusão.
Identificar e avaliar as narrativas dominantes e alternativas nos novos media, explorando o papel do framing e da curadoria algorítmica.
Desenvolver uma visão crítica sobre a interseção entre os novos media e temas como identidade, privacidade, vigilância e democracia.
Propor abordagens teóricas ou práticas que desafiem estruturas dominantes nos novos media.

Programa

1. Fundamentos Teóricos dos Estudos Críticos dos Media
Escola de Frankfurt e a crítica à indústria cultural.
A viragem digital: rupturas e continuidades nos paradigmas críticos.

2. Conceitos-Chave para os Novos Media
Algoritmos e a lógica de curadoria digital.
Comunicação e identidade em redes sociais.

3. Novos Media e Poder
Estruturas de poder na era digital: plataformas, corporações e estados.
Vigilância e capitalismo de dados.

4. Narrativas, Framing e Agendamento Digital
Fake news, desinformação e bolhas informativas.
Agendamento algorítmico e suas implicações democráticas.

5. Media, Sociedade e Exclusão Digital
A inclusão e exclusão no acesso e uso dos novos media.
Representações de género, raça e classe na esfera digital.

6. Abordagens Metodológicas e Projetos Críticos
Métodos qualitativos e quantitativos para análise crítica dos novos media.
Desenvolvimento de projetos críticos aplicados (ex.: media alternativos, contra-narrativas digitais).
Estudos de caso.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Prova escrita - 50.0%
  • - Trabalho prático - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BAYM, N. K., Personal Connections in the Digital Age, Polity Press, 2010.
BOYD, D., É Complicado, As vidas sociais dos adolescentes em rede, Lisboa, Relógio d’Água, 2015.
CARDOSO, G., Os Media na Sociedade em Rede (2ª ed.), Lisboa, Gulbenkian, 2014.
FERREIRA, G. B., Comunicação, Media e Identidade, Lisboa, Colibri, 2009.
FERREIRA, G. B., Sociologia dos Novos Media, Covilhã, Labcom, 2018.
FUCHS, C. Social Media, a critical introdution, SAGE, 2014.
Han, Byung-Chul (2022). Infocracia: a Digitalização e a Crise da Democracia. Lisboa: Relógio d’Água.
TURKLE, S., Alone Together, New York, Basic Books, 2011.