Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia ativa, centrada nos estudantes, privilegia o modelo da “sala de aula invertida”, sob supervisão da professora.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que, no final do semestre, os estudantes compreendam a genealogia dos novos media e o modo como a hibridez do ecossistema mediático estimula práticas para-jornalísticas, bem como a “plataformização” do jornalismo na era da vigilância, nomeadamente através da inteligência artificial, dos algoritmos e demais tecnologias relativas à recolha e à utilização de big data.
Pretende-se ainda estimular a reflexão crítica sobre a pós-esfera pública, a complexidade nos estudos do jornalismo e a “viragem regulatória”, capacitando-os para a produção de investigação que contribua para o desenvolvimento desta área de estudos.
Programa
1. O sistema mediático híbrido: a genealogia dos novos media e o hibridismo
2. A “plataformização” do jornalismo
3. Vigilância, privacidade e “viragem regulatória” na pós-esfera pública
4. A complexidade nos estudos e nas práticas jornalísticas
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chadwick, A, (2017). The Hybrid Media System: Politics and Power. University Press.
Christin, A. (2020). Metrics at Work: Journalism and the Contested Meaning of Algorithms. Princeton.
Davis, M. (2021). The online anti-public sphere. European Journal of Cultural Studies, 24(1), 143-159.
https://doi.org/10.1177/1367549420902799
Eldridge II, S. A., & Franklin, B. (2019). The Routledge Handbook of Developments in Digital Journalism Studies. Routledge.
Ferreira, G. B. (2018). Sociologia dos Novos Media. LabCom.
Granado, A., & Silva, D. S. (2021). Hibridismo nos media: novos géneros e formatos jornalísticos, Revista Media & Jornalismo, 21(38).
Loosen, W., Ahva, L., Reimer, J., Solbach, P., Deuze, M., & Matzat, L. (2022). ‘X Journalism’.Exploring journalism’s diverse meanings
through the names we give it. Journalism, 23(1), pp. 39–58.
Pavlik, J. (2019). Journalism in the Age of Virtual Reality. How Experiential Media Are Transforming News. Columbia University Press.