Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa

Objetivos do Curso

O Mestrado em Ensino da LGP visa formar docentes de LGP de acordo com o dec. Lei 16/2018 de 7 de março, seguindo também o quadro normativo da formação de professores plasmado no dec. Lei 79/2014 de 14 de maio, mais concretamente o que é enunciado no artigo 15º.
A estrutura do ciclo de estudos pretende providenciar formação educacional e em didáticas específicas apostando numa forte componente de prática profissional para que os mestrandos contactem com o maior número de realidades de ensino possível.
O fomento de atividades de projeto de investigação aplicada, nomeadamente a criação de materiais bilingues, em articulação com a comunidade surda, a comunidade escolar, através dos serviços existentes na ESEC, com o CEMEIA e a ESECTV, é também um dos objetivos do ciclo de estudo para que os diplomados possam reunir competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da profissão docente.

Condições de Acesso e Ingresso

Para o ano letivo 2025/ 2026 podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, que possuam 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa;

b) Candidatos que tenham obtido 75 % dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para a respetiva especialidade, 90 créditos, de acordo com o artigo 18.º alíneas 5 e 7 do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. Os candidatos devem completar os créditos em falta na área de língua gestual portuguesa na oferta curricular da ESEC;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que possuam 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

d) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que possuam 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa e que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC;

e) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC e cumulativamente possuam 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa.

O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Dando cumprimento ao disposto na mesma legislação, os candidatos terão de realizar uma prova de Proficiência Linguística em Língua Gestual Portuguesa, conforme disposto em Edital de candidatura.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O Diploma de Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa dá acesso a carreira docente, grupo de recrutamento 360, professor de Língua Gestual Portuguesa.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português / Língua Gestual Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

– Compreender a criança e o jovem do ponto de vista da psicologia da Educação e do Desenvolvimento em estrito diálogo com a realidade da comunidade surda estudantil
– Saber aplicar metodologias didáticas e pedagógicas adquiridas em contexto de ensino da LGP como Língua Primeira, Língua Segunda e Língua Estrangeira
– Conhecer a organização do ensino português e os currículos educativos, em particular os das Escolas de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS)
– Contactar com a realidade das EREBAS e outros contextos de ensino e aplicar as diversas componentes da formação (teórico-práticas e didáticas) para o ensino em contextos reais de trabalho

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa dá acesso a carreira docente, grupo de recrutamento 360, professor de Língua Gestual Portuguesa. Dá ainda acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso