Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
1. análise, interpretação e discussão de documentos, fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas;
2. exploração de conteúdos da UC;
3. produção, implementação e avaliação de atividades práticas, laboratoriais e experimentais. Na avaliação são considerados o desempenho individual na aula através da assiduidade, pontualidade, participação e motivação (15%); a elaboração de documentos, individuais e em grupo (45%) e sua concretização – comunicação e debate na aula (40%). Nos documentos são valorizados a estrutura e organização da informação, objetivos do trabalho, linguagem, qualidade de informação científica e atitude crítica.
A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e/ou oral.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências de forma a ser capaz de uma construção articulada dos saberes através de abordagens globalizantes e uso/exercício de metodologias que privilegiem aprendizagens ativas.
Aprofundar conhecimentos, que atendam aos Programas de CN do 2.º CEB, mobilizando-os para o futuro exercício profissional com crianças dos 10 aos 12 anos.
Programa
Aprofundamento científico de temáticas de Ciências da Natureza:
1. Matéria em pormenor;
2. Universo e Terra;
3. Ambiente e vida na Terra;
4. Ser Humano: complexidade e diversidade;
5. Qualidade e Sustentabilidade;
6. Substâncias Químicas e Transformações;
7. Ciências da Natureza no quotidiano.
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 15.0%
- - Apresentação / Discussão Documentos - 40.0%
- - Elaboração de Documentos - 45.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Andrus, A., & Rothman, R. (2021). Good Housekeeping Amazing Science – 83 Hands-on S.T.E.A.M Experiments for Curious Kids. Hearst Home Kids Ed.
Brahie,A.;Tapponnier,P.;Brown,L.;Girardon,J. (2003).A mais bela história da Terra. Edições ASA.
Cunha,E. (2010). Como nos tornámos humanos. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Debelmas,J. e Mascle,G.,eds. (2002). As Grandes Estruturas Ecológicas. Fundação Calouste Gulbenkian.
Fiolhais,C. e Martins,D.(2010). Breve História da Ciência em Portugal. Imprensa Univ Coim.
Galileu Galilei (2010). Sidereus Nuncius: O Mensageiro das Estrelas 2ª ed.F C Gulbenkian.
Martineau, S., & Barker, V. (2018). STEM Starters for Kids Science Exp at Home – Discover the Science in Everyday Life. Yucca Publishing.
Pereira,H.M.,Domingos,T. e Vicente,L.(2010). Ecossistemas e Bem-estar Humano:aval Portugal do M.E.A. Escolar Ed.
Spangler, S. (2021). Steve Spangler’s Super-Cool Sci Exp for Kids – 50 easy, mind-blowing STEM proj you can do at home. Topix Media Lab Ed.