Governança e Redes Colaborativas em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem combinam abordagens teóricas e práticas, necessários ao desenvolvimento da capacidade analítica do aluno, identificando fontes de informação relevantes e estimulando a pesquisa e análise de conteúdos com base em casos de boas práticas, quer em sala de aula, quer em visitas de campo e contacto com profissionais do setor. Serão elaborados trabalhos de grupo, incentivando a autoformação, espírito crítico dos alunos e trabalho em equipa.

Resultados de Aprendizagem

O histórico de progresso das Redes Colaborativas (RC) pioneiras, a possibilidade de afetação do mesmo recurso a várias estruturações turísticas alternativas, o surgimento de novos produtos turísticos territoriais e temáticos, bem como um novo modelo organizativo intermunicipal do País, alteraram o modo como se projeta a visão de desenvolvimento dos territórios.A eficácia desta capacidade de resposta radica num inovador modelo de articulação entre entidades públicas, agentes turísticos e a comunidade local, o qual, por si só, constitui uma nova forma de promover, acolher e servir os visitantes. Assim, nesta UC pretende-se:

1  -Fomentar a cultura de articulação estratégica concertada como forma de criar uma oferta com escala, diversidade de serviços e coerente identidade territorial.

2  – Capacitar atores para operarem em RC, nas vertentes estruturação, promoção e comercialização.

3-Facilitar o entendimento de um efeito de escala resultante da conjugação à escala nacional das várias RC

Programa

1. A Governança

1.1 Conceito e contextualização

1.2 A Governança das redes colaborativas

 

2. As Redes Colaborativas

2.1. Conceito e critérios

2.1.  Necessidade e vantagens da existência de Redes Colaborativas

2.2.  Instrumentos de atuação das Redes Colaborativas

 

3. A Governança e as Redes Colaborativas no contexto da atividade turística nacional

3.1.  Génese

3.2.  Natureza

3.3.  Focos territorial e temático

3.4.  Histórico de evolução

3.5.  Níveis de atuação

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua/ Periódica
  • - b) trabalho de grupo/análise de casos - 70.0%
  • - a) prova individual de avaliação de conhecimentos - 30.0%
Exame
  • - Trabalho individual - 50.0%
  • - Prova individual de avaliação de conhecimentos - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Beaumont, N. & Dredge, D. (2010). Local tourism governance: a comparison of three network approaches. Journal of Sustainable Tourism, 18:1, 7-28

 Bichler, B.F. & Losch, M. (2019). Collaborative Governance in Tourism: Empirical Insights into a Community-Oriented Destination. Sustainability.

Bichler, B.F. (2021). Designing tourism governance: The role of local residents. Journal of Destination Marketing & Management, 19 Bill Bramwell (2011) Governance, the state and sustainable tourism: a political economy approach, Journal of Sustainable Tourism, 19:4-5, 459-477

Fernández-Tabales, A.. Foronda-RoblesA, C.,Pérezde-Azpillaga, L., & García-López, A. (2017). Developing a system of territorial governance indicators for tourism destinations. Journal of Sustainable Tourism, 25:9, 1275-1305

Mandic A., Kennell J. (2021). Smart governance for heritage tourism destinations: Contextual factors and destination management organization perspectives. Tourism Management Perspectives, vol 3