Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem combinam abordagens teóricas e práticas, necessários ao desenvolvimento da capacidade analítica do aluno, identificando fontes de informação relevantes e estimulando a pesquisa e análise de conteúdos com base em casos de boas práticas, quer em sala de aula, quer em visitas de campo e contacto com profissionais do setor. Serão elaborados trabalhos de grupo, incentivando a autoformação, espírito crítico dos alunos e trabalho em equipa.
Resultados de Aprendizagem
O histórico de progresso das Redes Colaborativas (RC) pioneiras, a possibilidade de afetação do mesmo recurso a várias estruturações turísticas alternativas, o surgimento de novos produtos turísticos territoriais e temáticos, bem como um novo modelo organizativo intermunicipal do País, alteraram o modo como se projeta a visão de desenvolvimento dos territórios.A eficácia desta capacidade de resposta radica num inovador modelo de articulação entre entidades públicas, agentes turísticos e a comunidade local, o qual, por si só, constitui uma nova forma de promover, acolher e servir os visitantes. Assim, nesta UC pretende-se:
1 -Fomentar a cultura de articulação estratégica concertada como forma de criar uma oferta com escala, diversidade de serviços e coerente identidade territorial.
2 – Capacitar atores para operarem em RC, nas vertentes estruturação, promoção e comercialização.
3-Facilitar o entendimento de um efeito de escala resultante da conjugação à escala nacional das várias RC
Programa
1. A Governança
1.1 Conceito e contextualização
1.2 A Governança das redes colaborativas
2. As Redes Colaborativas
2.1. Conceito e critérios
2.1. Necessidade e vantagens da existência de Redes Colaborativas
2.2. Instrumentos de atuação das Redes Colaborativas
3. A Governança e as Redes Colaborativas no contexto da atividade turística nacional
3.1. Génese
3.2. Natureza
3.3. Focos territorial e temático
3.4. Histórico de evolução
3.5. Níveis de atuação
Métodos de Avaliação
- - b) trabalho de grupo/análise de casos - 70.0%
- - a) prova individual de avaliação de conhecimentos - 30.0%
- - Trabalho individual - 50.0%
- - Prova individual de avaliação de conhecimentos - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Beaumont, N. & Dredge, D. (2010). Local tourism governance: a comparison of three network approaches. Journal of Sustainable Tourism, 18:1, 7-28
Bichler, B.F. & Losch, M. (2019). Collaborative Governance in Tourism: Empirical Insights into a Community-Oriented Destination. Sustainability.
Bichler, B.F. (2021). Designing tourism governance: The role of local residents. Journal of Destination Marketing & Management, 19 Bill Bramwell (2011) Governance, the state and sustainable tourism: a political economy approach, Journal of Sustainable Tourism, 19:4-5, 459-477
Fernández-Tabales, A.. Foronda-RoblesA, C.,Pérezde-Azpillaga, L., & García-López, A. (2017). Developing a system of territorial governance indicators for tourism destinations. Journal of Sustainable Tourism, 25:9, 1275-1305
Mandic A., Kennell J. (2021). Smart governance for heritage tourism destinations: Contextual factors and destination management organization perspectives. Tourism Management Perspectives, vol 3