Planeamento e Gestão Estratégica da Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos através do recurso de análise e discussão de temas e casos. Adicionalmente, os estudantes desenvolvem planos de comunicação para uma organização , em contexto real.
Os alunos deverão optar por um dos seguintes tipos de avaliação:
– Avaliação contínua
– Avaliação de exame
Qualquer que seja a opção escolhida, a avaliação integrará sempre duas componentes obrigatórias:
-Um trabalho de grupo. Esta componente vale 50% da nota final e tem uma nota mínima de 9,5. Nota: em exame, o trabalho pode ser realizado individualmente.
– Uma prova individual de conhecimentos. Esta prova vale 50% da nota final e tem nota mínima de 7,5.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se:
– apresentar a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;
– evidenciar as diferentes formas de comunicação orientada para os objetivos organizacionais e interesses dos múltiplos stakeholders;
– desenvolver capacidade de análise e espírito crítico sobre os fatores inerentes ao pensamento estratégico no âmbito da comunicação;
– elaborar, implementar e avaliar programas específicos de comunicação, no âmbito das organizações, como um sistema global e integrado.

Programa

1. A necessidade e os contributos da comunicação estratégica para as organizações:
– Cultura, Identidade e Reputação
2. Stakeholders e Especificidades da Comunicação:
– Dos Mass Media para os Social Media
3. Implementar Comunicação Estratégica:
– Da auditoria ao planeamento estratégico da comunicação.

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis–Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (4), 39-69.

Corneliessen, J.(2010). Defining Corporate Communication. Sage publications.

Gregory, A. (2015). Planing and Managing Public Relations Campaigns: a strategic approach (4th ed.). Kindle Editions.

Hallahan, K., Holtzhausen, D., Van Ruler, B., Verčič, D., & Sriramesh, K. (2007). Defining strategic communication. International journal of strategic communication, 1 (1), 3-35.

Heide, M., & Falkheimer, J. (2018) Strategic Communication. Routledge.

Thomaz J. C., & Brito, E. P. Z. (2007). Comunicação Corporativa: contribuições para a reputação das Organizações. Organicom, 4 (7), 2º Semestre.

Xifra, J,. & Lalueza, F. (2009). Casos de relaciones públicas y comunicación corporativa. Pearson Prentice Hall.