Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos T serão abordados em sessões expositivas, fundamentados por bibliografia da especialidade. Os conteúdos TP em sessões igualmente expositivas, também fundamentados por bibliografia da especialidade. Complementarmente, serão realizados exercícios, atividades e/ou tarefas de cariz TP e P, individualmente e/ou em grupo, para consolidar os conteúdos abordados em termos teóricos.
Avaliação contínua: 1. Trabalho (100%); Exame: 1. Prova escrita (100%)
Resultados de Aprendizagem
1. Adquirir conhecimentos e competências no domínio da metodologia do treino do desporto adaptado.
2. Compreender os métodos de treino e suas especificidades aplicados ao desporto adaptado.
3. Aprender a planear programas de treino ajustados às necessidades e capacidades dos atletas com deficiência.
4. Compreender os métodos de avaliação física, psicológica e técnica dos atletas de desporto adaptado.
Programa
1. O desporto adaptado e a metodologia do treino.
2. Tipos de deficiência e suas implicações no treino.
3. Metodologias de treino (modalidades individuais e coletivas).
4. Avaliação e monitorização do processo de treino.
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Trabalho - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Martin, J. (2018). Handbook of disability sport and exercise psychology. Oxford University Press.
Martin, J., & Wheeler, G. (2011). Psychology. In Y. Vanlandewijck & W. Thompson (Eds.), Handbook of sports medicine and science. The Paralympic Athlete (pp. 116–135). John Wiley & Sons.
Mira, T., Monteiro, D., Costa, A. M., Morouço, P., Matos, R., & Antunes, R. (2022). Tokyo 2020: A sociodemographic and psychosocial characterization of Portuguese Paralympic team. Healthcare, 10(1185).
Winnick, J. P., & Porreta, D. L. (2017). Adapted physical education and sport. Human Kinetics.