Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos TP serão abordados em sessões expositivas, fundamentadas por bibliografia da especialidade. Serão realizados exercícios, atividades e/ou tarefas, individualmente e/ou em grupo, para consolidar os conteúdos abordados em termos teórico-práticos.
Avaliação contínua: 1. Trabalho (100%); Exame: 1. Prova escrita (100%)
Resultados de Aprendizagem
1. Conhece o conceito e as características dos atletas com dificuldade intelectual e desenvolvimental.
2. Revela conhecimento sobre o funcionamento orgânico do desporto para a dificuldade intelectual e desenvolvimental.
3. Demonstra conhecer o funcionamento da atividade física e desportiva no contexto institucional e de clube.
4. Consegue ministrar aula/treinos para alunos/atletas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais em contexto inclusivo.
Programa
1. Abordagem do funcionamento orgânico do desporto para a deficiência intelectual (Special Olympics, paralímpicos, FDPP e Desporto Escolar)
2. Exemplos de boas práticas (clube e instituição).
3. Abordagem a atividade física em contexto escolar e institucional.
4. Abordagem à modalidade de atletismo, futsal e ténis de mesa.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho - 100.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Martin, J., & Whalen, L. (2014). Effective Practices of Coaching Disability Sport. European Journal of Adapted Physical Activity , 7(2), 13-23.
Pereira, L. et al (Coords.) (2017). Desporto com Sentido . Manual de Desporto Adaptado. APCAS.
Jacobs, J., Patrick L., & NSCA (2018). NSCA’s essentials of training special populations. Human Kinetics.
Lieberman, L., & Houston-Wilson, C. (2018). Strategies for inclusion: Physical education for everyone. Human Kinetics.