Psicologia das Relações Interpessoais

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem métodos expositivos, mas também ativos, interrogativos e demonstrativos,
permitindo uma maior interacção com os estudantes e uma aprendizagem mais adequada de novas aptidões.
O regime de avaliação poderá ser contínuo ou por exame final. No primeiro caso inclui a avaliação do desempenho
do aluno, ao longo das várias actividades lectivas (por exemplo, trabalhos realizados, avaliação de aptidões
comportamentais), assim como, numa prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

1. Capacidade de análise e interpretação do comportamento humano em termos organizacionais; 2. Formas de
interagir adequadas, no decurso da actividade profissional (nomeadamente, atitude interpessoal auto-afirmativa,
capacidade de gerir conflitos, de trabalhar em equipa); 3. Identificar e gerir os primeiros sinais de stress.

Programa

1.Teorias da comunicação-6h
2.Comunicação verbal e não verbal-6h
3.Relações interpessoais-10h
4.O indivíduo e o grupo-8h
5.Gestão de conflitos-8h
6.Teorias da motivação humana-6h
7. Processos de liderança-6h
8.O stresse-6h

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chiavenato, I. (1987). Teoria Geral da Administração. McGraw-Hill. S. Paulo.
Fachada, M. O. (1991). Psicologia das Relações Interpessoais. Ed. Rumo. Lisboa.
Fiske, J. (1990). Introdução ao Estudo da Comunicação Humana. Edições Asa.
Hampton, D.R.(1983). Administração Contemporânea. Editora McGraw-Hill. S. Paulo.
Leyens, J.P. (1985) Psicologia Social. Edições Persona.
Ao longo do período lectivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas
aulas.