Audiologia Clínica I

Métodos de Ensino

Avaliação contínua: Avaliação PL com peso de 30% na classificação final e a nota mínima deve ser de 9,5 valores. O desempenho do aluno ao longo das aulas e a sua presença assídua, será avaliada pelo docente que o acompanha, contabilizando 20% para a nota da avaliação da componente PL. Avaliação T/P com um peso de 70% na classificação final, e a nota mínima em cada avaliação T/P deve ser de 9,5 valores. A avaliação T/P é constituída por um trabalho com o peso de 30% e uma frequência escrita com um peso de 70%.
Avaliação por exame: A nota final da unidade curricular é a classificação da média ponderada da avaliação T/P (70%), e da avaliação PL (30%), e no mínimo deve ser de 9.5 valores em cada avaliação. Aulas PL em laboratório e em ambiente hospitalar, onde se pretende que os alunos adquiram os conhecimentos das técnicas e metodologias de teste lecionadas. Resolução de exercícios durante as aulas T/P e discussão de casos clínicos.
Possibilidade de aulas online até 20%.

Resultados de Aprendizagem

– Adquirir os conceitos necessários à compreensão do processamento da informação auditiva.
– Identificar a prevalência e incidência da perda auditiva compreendendo o impacto das alterações auditivas na vida dos indivíduos, diferenciando por idades.
– Identificar os métodos adequados à avaliação do sistema auditivo, de acordo com as estruturas avaliadas, tendo em conta as funções e objetivos da avaliação.
– Identificar e analisar os tipos e graus de perda auditiva, conhecendo os símbolos, e métodos de realização do audiograma tonal simples (sem mascaramento).
– Interpretar e perceber a relevância clínica da Impedância, compreendendo o papel do ouvido médio no processo auditivo e as suas funções relacionadas com habilidades do processamento da informação.
– Identificar o ATS de altas frequências como um complemento à informação auditiva obtida pelo audiograma tonal simples e compreendendo o seu papel na monitorização e identificação precoce de alterações cocleares.

Programa

– Prevalência e impacto da Perda Auditiva desde o nascimento até à velhice.
– Audiometria Tonal Simples: Noção de limiar auditivo.
– Avaliação do sistema Auditivo: Vias de condução do som: Óssea e aérea. Ambientes acústicos isolados.
Tipos, componentes e transdutores dos Audiómetros.
– Audiometria Tonal Simples: Cálculo do Limiar Auditivo – Técnicas de Carhart-Jerger e guidelines ANSI 2004 e 2005.
Tipo e grau de hipoacúsia – BIAP, 1997.
– Otoscopia.
– Impedância: Noções de Imitância, Admitância e Impedância Acústica Acústica.
– Noção de Reflexos Acústicos. Provas de Função tubária.
– Alterações mais prováveis dos reflexos acústicos para os diferentes tipos de patologia e graus de perda auditiva.
– Audiometria de altas frequências. Perda auditiva não orgânica e estratégias de teste. Teste de Stenger.
– Exposição ao ruído. Caracterização e definição dos tipos de ruído. Perda auditiva por exposição ao ruído.
Aulas PL: Aplicação das técnicas lecionadas na T/P.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal: Bess, Fred, H. Humes, Larry (2008). Audiology: the fundamentals (4a ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Gelfand, S. (2016). Essentials of Audiology (4rd Ed.). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Katz, J. (2014). Handbook of clinical audiology (7th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Kramer, S., & Brown, D. K. (2018). Audiology: Science to Practice, Third Edition. Plural Publishing, Incorporated.
Bibliografia secundária: Kramer, Steven; Guhrie, Lesli (2008). Audiology workbook. San Diego: Plural Publishing
Reis, J.L. (2002). Surdez, Diagnostico E Reabilitação. Lisboa: Servier.
Ruah, S.; Ruah, C.B. (1998). Manual De Otorrinolaringologia. Lisboa: Roche.
Valente, M.; Hosford-Dunn; H. e Roeser. R. (2007). Audiology – Diagnosis. (2ª Ed.) NY:Thieme Medical Publishers, Inc.
Yost, W. (2014). Fundamentals of Hearing: An Introduction. (5th ed.) Cambridge, Massachusetts:Academic Press, Elsevier, Inc.