Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas com recursos audiovisuais; aplicações práticas com o audiómetro; demonstrações e simulações audio e audiovisuais e interativas, visionamento de vídeos, escuta de áudios, exploração de websites científicos e de softwares/aplicações na área da psicoacústica, análise de artigos científicos, trabalhos de grupo; atendimento aos alunos no gabinete da docente/à distância e apoio na pesquisa de bibliografia para os trabalhos. Até 25% das aulas poderão ser lecionadas à distância.
Avaliação contínua:
Avaliação escrita/frequência com o peso de 70% na nota final e cuja nota mínima é de 9 valores;
Trabalhos elaborados pelos alunos com o peso de 30% na nota final e cuja nota mínima é de 9 valores;
A classificação final da unidade curricular será a média ponderada das avaliações realizadas e deve ser no mínimo 9,5 valores.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo de aprendizagem da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos a capacidade de adquirir os conceitos básicos no âmbito da Psicoacústica, definir e compreender os vários fenómenos psicoacústicos e saber relacioná-los com as aplicações práticas em Audiologia.
Programa
Introdução à Psicoacústica; Perceção auditiva; Métodos psicofísicos; Sensibilidade diferencial; Gama dinâmica da audição;
Perceção temporal dos sons: Resolução Temporal; Ordenação Temporal; Integração Temporal; Mascaramento Temporal;
Loudness; Recrutamento Auditivo; Fadiga Auditiva; Temporary Threshold Shifts; Adaptação Auditiva; Habituação Auditiva;
Pitch; Efeito de Máscara; Banda Crítica; Psychoacoustic Tuning Curves;
Audição Binaural; Localização Sonora; Binaural Masking Level Differences;
Timbre; Perceção da música; Ilusões Auditivas e Audiovisuais;
Aplicações Práticas; Demonstrações e simulações audio e audiovisuais no âmbito da psicoacústica;
Apresentação da Unidade Curricular e marcação de datas de avaliação; Apresentação de trabalhos; Esclarecimento de dúvidas; Avaliação escrita.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Allen, P. (2007). Acoustics and psychoacoustics. In R. Roeser, M. Valente, & H. Hosford-Dunn. Audiology diagnosis: audiology. (2nd ed.). NY: Thieme Medical Publishers, Inc.
Gelfand, S. A. (2009). Essentials of audiology. (3rd ed). NY: Thieme Medical Publishers, Inc.
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisboa: Serviço de Educação de Bolsas. Fundação Calouste Gulbenkian.
Monteiro, L. & Subtil, J. (2018). Audiologia, som e audição das bases à clínica. (1ª ed.) Massamá: Círculo Médico.
Moore, B. (2008). An introduction to the psychology of hearing. (5th ed.). San Diego: Academic Press.
Moore, B. (2007). Cochlear hearing loss: Physiological, psychological and technical issues. (2nd ed.). Chichester: John Wiley & Sons, Lda.
Plack, C. J. (2005). The Sense of Hearing. Hove: Psychology Press.
Yost, W., Popper, A., Fay, R. (2008). Auditory Perception of Sound Sources. Chicago: Springer.