Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas de ensino expositivo e dialógica, com recurso a meios audiovisuais. Realização de trabalhos de grupo em sala de aula. Serão analisados e discutidos vídeos de casos clínicos com diferentes tipos de dificuldade de comunicação, e explorados materiais/equipamentos relacionados com a comunicação aumentativa e alternativa.
As aulas de matriz práticas, terão um ensino demonstrativo e prático, o que permitirá aos alunos aprender a comunicar através da LGP sempre que necessitam.
Avaliação continua:
– Avaliação T/P= 70% frequência escrita + 30% trabalho de grupo (com nota mínima de 9.5 valores em cada uma das avaliações);
– Avaliação PL= 30% na nota final, cuja a classificação deve ser de pelo menos 9.5 valores).
A avaliação final é constituída por 70% da nota final da componente T/P (cuja a classificação deve ser de pelo menos 9.5 valores) + 30% da nota final da avaliação da componente prática (cuja a classificação deve ser de pelo menos 9.5 valores).
Resultados de Aprendizagem
– Melhorar a comunicação com pessoas com dificuldades comunicativas;
– Conhecer e caracterizar diferentes formas de comunicação;
– Conhecer meios de comunicação não oral e estratégias facilitadoras para a comunicação efetiva;
– Melhorar a comunicação verbal e não verbal e conhecer tecnologias de apoio para a comunicação;
– Perceber a especificidade da comunicação na multideficiência e no envelhecimento;
– Adquirir conhecimentos sobre a Surdez e a Língua Gestual Portuguesa (LGP);
– Adquirir competências básicas que permitam compreender e utilizar a LGP;
– Adquirir competências para lidar de forma eficaz com a pessoa surda.
Programa
Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação
Noções sobre Comunicação humana, linguagem, língua e fala
Caracterização da Língua vs Linguagem
Função e caracterização da Comunicação Não verbal
Classificação e função dos sistemas de comunicação Aumentativa e Alternativa
Diferentes tipos de tecnologias de apoio para a comunicação – 3h
Tipo de utilizadores e critérios de comunicação (patologias mais frequentes da comunicação)
Envelhecimento e comunicação
Estratégias facilitadoras para a comunicação
Contextualização histórico-social da LG
Origem da Língua Gestual Portuguesa e outras línguas visuais
Cultura e Identidade Surdas;
O Implante Coclear e o constructo surdo;
Avaliação escrita – 2h
A LGP como um meio de comunicação verbal (P 15h):
Princípios básicos de organização linguística da LGP
Vocabulário quotidiano e estratégias simples de comunicação
Vocabulário aplicado à audiologia
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AmaraL, M., et al. Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa, Caminho, 1994
Correia, I. et al. Língua de Sinais Portuguesa. Estudos Limguísticos de Morfologia e Signwriting, Lisboa, Sítio do livro, 2021
Correia, I., et al. Línguas de Sinais: Cultura, Educação, Identidade. Lisboa, Sítio do Livro, 2019
Downing, J. Teaching Communication Skills to students with Severe Disabilities. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing, 1999
Faria, I. et al. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Caminho, 1996
Boesch M. & Fonte, A. Effective Augmentative and Alternative Communication Practices: A Handbook for School-Based
Practitioners New Yourk:. Publisher: Routledge – Taylor Francis Group, 2019
Mateus; M. et al. Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2004
Sandler, W. & Lillo-Martin. Sign Language and Linguistic Universals. Cambridge: University Press, 2006
Tetzchner, S. & Martinsen, H. Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora, 2000