Comunicação não Oral e Língua Gestual

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas de ensino expositivo e dialógica, com recurso a meios audiovisuais. Realização de trabalhos de grupo em sala de aula. Serão analisados e discutidos vídeos de casos clínicos com diferentes tipos de dificuldade de comunicação, e explorados materiais/equipamentos relacionados com a comunicação aumentativa e alternativa.
As aulas de matriz práticas, terão um ensino demonstrativo e prático, o que permitirá aos alunos aprender a comunicar através da LGP sempre que necessitam.
Avaliação continua:
– Avaliação T/P= 70% frequência escrita + 30% trabalho de grupo (com nota mínima de 9.5 valores em cada uma das avaliações);
– Avaliação PL= 30% na nota final, cuja a classificação deve ser de pelo menos 9.5 valores).
A avaliação final é constituída por 70% da nota final da componente T/P (cuja a classificação deve ser de pelo menos 9.5 valores) + 30% da nota final da avaliação da componente prática (cuja a classificação deve ser de pelo menos 9.5 valores).

Resultados de Aprendizagem

– Melhorar a comunicação com pessoas com dificuldades comunicativas;
– Conhecer e caracterizar diferentes formas de comunicação;
– Conhecer meios de comunicação não oral e estratégias facilitadoras para a comunicação efetiva;
– Melhorar a comunicação verbal e não verbal e conhecer tecnologias de apoio para a comunicação;
– Perceber a especificidade da comunicação na multideficiência e no envelhecimento;
– Adquirir conhecimentos sobre a Surdez e a Língua Gestual Portuguesa (LGP);
– Adquirir competências básicas que permitam compreender e utilizar a LGP;
– Adquirir competências para lidar de forma eficaz com a pessoa surda.

Programa

Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação
Noções sobre Comunicação humana, linguagem, língua e fala
Caracterização da Língua vs Linguagem
Função e caracterização da Comunicação Não verbal
Classificação e função dos sistemas de comunicação Aumentativa e Alternativa
Diferentes tipos de tecnologias de apoio para a comunicação – 3h
Tipo de utilizadores e critérios de comunicação (patologias mais frequentes da comunicação)
Envelhecimento e comunicação
Estratégias facilitadoras para a comunicação
Contextualização histórico-social da LG
Origem da Língua Gestual Portuguesa e outras línguas visuais
Cultura e Identidade Surdas;
O Implante Coclear e o constructo surdo;
Avaliação escrita – 2h
A LGP como um meio de comunicação verbal (P 15h):
Princípios básicos de organização linguística da LGP
Vocabulário quotidiano e estratégias simples de comunicação
Vocabulário aplicado à audiologia

Docente(s) responsável(eis)

Maria Ines Cardoso Araujo

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AmaraL, M., et al. Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa, Caminho, 1994
Correia, I. et al. Língua de Sinais Portuguesa. Estudos Limguísticos de Morfologia e Signwriting, Lisboa, Sítio do livro, 2021
Correia, I., et al. Línguas de Sinais: Cultura, Educação, Identidade. Lisboa, Sítio do Livro, 2019
Downing, J. Teaching Communication Skills to students with Severe Disabilities. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing, 1999
Faria, I. et al. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Caminho, 1996
Boesch M. & Fonte, A. Effective Augmentative and Alternative Communication Practices: A Handbook for School-Based
Practitioners New Yourk:. Publisher: Routledge – Taylor Francis Group, 2019
Mateus; M. et al. Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2004
Sandler, W. & Lillo-Martin. Sign Language and Linguistic Universals. Cambridge: University Press, 2006
Tetzchner, S. & Martinsen, H. Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora, 2000