Anatomofisiologia da Cabeça e do Pescoço

Métodos de Ensino

As aulas visam uma metodologia ativa, apelativa da intervenção direta dos alunos, favorecendo uma iconografia abundante em detrimento do ensino meramente teórico-descritivo.
Numa perspetiva prática será privilegiada, para além de trabalhos práticos, explanações e demonstrações em modelos, quando possível, a assistência e participação dos alunos em autópsias realizadas no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.
– Avaliação contínua (2frequências com eliminação de matéria; peso de 50% de cada avaliação na nota final);
– Exame Final: teste 80 perguntas de escolha múltipla, com 5 opções em cada questão, existindo apenas uma opção correta.
As notas mínimas de aprovação definidas pelo regulamento da escola obtidas pela avaliação, serão valoradas e corrigidas no máximo de um valor.
Excecionalmente, a pedido do aluno, por motivos de força maior e sujeito a aprovação do regente, ou por decisão deste, será considerada a realização de provas orais.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da aprendizagem e o desenvolvimento da aplicação de conhecimentos da Anatomia e Fisiologia Humana da cabeça e do pescoço, numa perspetiva moderna e de utilidade prática no futuro profissional dos alunos que concluírem este curso.
As capacidades que se pretendem desenvolver situam-se ao nível da observação, identificação de estruturas anatómicas em figuras, modelos e mesmo no cadáver, bem como na compreensão das funções básicas e funcionamento normal dos órgãos e sistemas nestes segmentos corporais.
Nesta medida desenhou-se um programa da disciplina que pretendemos, preencha as necessidades específicas de conhecimentos básicos em anatomia e fisiologia da cabeça e do pescoço, que difere segura e assumidamente, dos programas clássicos destas disciplinas A contextualização clínica dos conceitos anátomo-fisiológicos será uma realidade constante e permanente ao longo dos diversos temas do curso, porque a achamos de grande relevância e interesse, efetivo e prático, para os alunos.

Programa

GENERALIDADES
História da Anatomia Fisiologia
Definição e conceitos
Posição e terminologia anatómicas
Sistema osteo-articular
Sistema muscular
Sistema cardiovascular
Sistema linfático
Sistema nervoso
Homeostasia
A célula e o meio interno
ANATOMIA DA CABEÇA
Crânio e couro cabeludo
Encéfalo, meninges e nervos cranianos
Músculos epicranianos e faciais
Regiões orbitárias
Região nasal e oro-bucal
Ouvido
ANATOMIA DO PESCOÇO
Ossos: coluna vertebral e hioide
Músculos cervicais
Fáscias, planos e regiões cervicais
Vísceras cervicais
FISIOLOGIA DA CABEÇA E DO PESCOÇO – SISTEMA NERVOSO
Funções e componentes
Motricidade
Sistema extrapiramidal
Cerebelo e tronco cerebral
Sensibilidade e órgãos dos sentidos
Funções corticais e dos núcleos da base
Sistema nervoso autónomo
FISIOLOGIA DA CABEÇA E DO PESCOÇO – SISTEMA ENDÓCRINO
Funções e componentes
Endocrinologia geral
Hipotálamo
Hipófise
Tiróide e paratiróides
Metabolismoa e regulação endócrina

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– MOORE, KL., DALLEY AF (2017). CLINICALLY ORIENTED ANATOMY. 8ª ED., LIPPINCOTT WILLIAMS & WILKINS, BALTIMORE.
– NETTER FH (2018). ATLAS OF HUMAN ANATOMY, 7ª ED., SAUNDERS, ELSEVIER.
– SEELEY, R., STEPHENS, T., TATE, P. (2016). ANATOMIA E FISIOLOGIA. 10ª ED., LUSOCIÊNCIA
– SOBOTTA J, PUTZ R, PABST (2018). SOBOTTA ATLAS OF HUMAN ANATOMY (2 VOLS). 16ª ED., LIPPINCOTT WILLIAMS & WILKINS.
– GRAY´S ANATOMY (2015). 41ª ED, CHURCHILL LIVINGSTONE, LONDRES.
– IRA FOX, S. (2018). HUMAN PHYSIOLOGY. 15ª ED, MCGRAW-HILL SCIENCE.
– GUYTON, AC., HALL, JE. (2015). TEXTBOOK OF MEDICAL PHYSIOLOGY. 13ª ED, SAUNDERS.