Embriologia em Audiologia

Métodos de Ensino

– Recurso a meios audiovisuais para aulas expositivas e interactivas.
– O ensino remoto poderá ocorrer em alguns conteúdos (< 15 horas).
– Possibilidade de realizar visitas de estudo a laboratórios de rotina ou de investigação para contacto com as diferentes metodologias utilizadas em no estudo da diferenciação e desenvolvimento humano.
– Indicação de lista de bibliografia recomendada para a disciplina no início do ano lectivo e disponibilidade de atendimento na Instituição em horário definido semestralmente, ou a combinar com o aluno.
– A avaliação será feita através de duas provas escritas (80%), de frequência e um trabalho de grupo (20%).
– Em cada elemento de avaliação é requerida a nota mínima de 8,5 valores.
– Avaliação por exame.
– Em situações excepcionais o professor reserve-se o direito de usar meios de avaliação complementares.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular o aluno deverá adquirir e aplicar competências de forma integrar os conhecimentos com áreas das ciências biológicas, como a fisiologia ou a genética. O aluno deve adquirir conhecimentos das diferentes fases do desenvolvimento embrionário; o destino das camadas germinativas e a diferenciação das várias estruturas do organismo, deve ainda compreender a diferenciação e composição tecidular das diversas estruturas do ouvido.
Esta unidade curricular visa ainda conferir ao aluno aptidões para reconhecer e aplicar conceitos e princípios de embriologia geral e audiovestibular; identificar e descrever os acontecimentos que caracterizam as sucessivas fases do desenvolvimento embrionário e o momento e razão de ocorrência de apoptose na embriologia do ser humano.

Programa

Introdução à Embriologia Humana
Reprodução humana
Órgãos reprodutores femininos e masculinos. Gametogénese: espermatogénese e oogénese.
Desenvolvimento embrionário:
Primeira semana
Segunda semana
Terceira semana
Gastrulação e neurulação.
Período da organogénese
Desenvolvimento embrionário da quarta à oitava semana.
Período fetal
Características gerais do desenvolvimento do embrião da nona semana ao nascimento.
Observação do desenvolvimento embrionário de aves.
Apoptose
Mecanismos e funções da apoptose.
Aparelho faríngeo
Desenvolvimento embrionário do ouvido
Ouvido externo.
Ouvido médio.
Ouvido interno.
Célula, tecido nervoso e sistema nervoso central e periférico
Desenvolvimento histológico do ouvido
Ouvido externo: pavilhão auditivo. Canal auditivo externo. Membrana do tímpano.
Ouvido médio: ossículos.
Ouvido interno: labirinto ósseo. Labirinto membranoso. Sáculo e utrículo (mácula). Cóclea e órgão espiral de Corti.
Avaliação.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Moore, K.L.; Persaud, T.V.N. 2000. Embriologia Básica. 5ª Ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Azevedo C.; Sunkel, CE. 2012. Biologia Celular. 5ª Ed. Lidel, Edições Técnicas, Lisboa.
Sadler, T.W. 2013. Langman – Embriologia Médica. 12ª Ed. NOVA GUANABARA. Brasil
Schoenwolf, G. & Bleyl, S. & Brauer, P. & Francis-West, P. 2014. Larsen’s Human Embryology, 5th Ed. Elsevier – Churchill Livingstone. USA.
Herdman, S.J. 2002. Reabilitação Vestibular. 2ª Ed. Editora Manole Ltda. São Paulo.
Ruah, S.A.B. & Ruah, C.B. Manual de Otorrinolaringologia. Volume II. Editora Roche Farmacêutica Química, Lda.
Romero, MEC; Salcedo, PGH; Dorado, AM; Tomazini Ortiz, PG. 2005. Embriologia: biologia do desenvolvimento. 1ª Ed. 2005. Iátria, São Paulo.
STEPHENS, Dafydd; JONES, Lesley, ed. lit. – The effects of genetic hearing impairment in the family. Chichester : John Wiley & Sons, cop. 2006.
Roeser, R.J., Valente, M.; Hosford-Dunn, H. Audiology: Diagnosis 2nd Ed. New York. Thieme. 2007.