Acústica II

Métodos de Ensino

Desenvolvimento de competências em contexto de investigação em programa de simulação de estímulos auditivos e ferramentas de cálculo
A unidade curricular compreende:
– 1 aula TP 1h/semana, para os conteúdos programáticos e aplicação dos conceitos físicos e matemáticos
– 1 aula T/P 1h/semana, para a aplicação dos conceitos e mecanismos na resolução de problemas.
– 1 aula PL 1h/ semana, para a realização das atividades laboratoriais
Avaliação contínua:
1) relatórios das atividades experimentais (AE) a resolver a cada aula (PL)
2) duas provas de avaliação escrita (PE1 + PE2) (TP)
A nota final é a média das classificações de todos os momentos, ou seja:
Notal Final = (AE + PE1 + PE2)/3, em que EP é a média da classificação obtida nos vários relatórios (AE), e PE1 e PE2 é avaliação obtidas nas provas de avaliação escrita.
A média de cada componente terá de ser igual ou superior a 9 valores.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Acústica II, no seguimento da UC de Acústica I, tem como objetivo dotar os alunos do curso de Audiologia com uma base sólida no que respeita a conceitos fundamentais de Acústica necessários à prossecução dos objetivos gerais inscritos no plano de formação do curso de Audiologia da ESTeS Coimbra, dando especial ênfase a conceitos acústicos fundamentais, incluindo a relação entre as caraterísticas do som e a sua perceção, os princípios da propagação do som e da acústica de edifícios e a compreensão sobre como estes se aplicam ao ambiente em que são realizados os ensaios audiométricos e à calibração de equipamentos; Pretende-se ainda facilitar o desenvolvimento de competências de resolução de problemas e espírito crítico, particularmente quando as informações audiométricas parecem inconsistentes.

Programa

1. Impedância acústica
Impedância acústica: definição; correlação c/ função de transferência de um sistema acústico e a sua resposta em frequência; aplicações à Audiologia Sistemas acústicos
2. Aspetos físicos e fisiológicos da perceção auditiva humana
Escalas logarítmicas: definição; o dB e referências; cálculos em escalas dB
Nível de intensidade sonora: lei Webner-Fechner; definição de nível de intensidade sonora e nível de pressão sonora;
escalas ponderadas; perceção auditiva de intensidade: limiares de audibilidade, diferença mínima percetível, curvas de sensibilidade constante, nível de audição e a escala de fones
Sensação de altura: relação entre altura e frequência;
3. Propagação do som e acústica de edifícios: lei do quadrado das distâncias, reflexão, refração, difração, reverberação e fórmula de Sabine e coeficientes de absorção. Campos sonoros. Condicionamento acústico interior.
4. Radiação sonora
5. Ruído: tipos de ruído, medição, legislação aplicável ao contexto laboral

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. SPEAKS, Introduction to Sound (3ª edição), Editora: Singular Publishing Group, Ano de Edição: 1999
2. HAUGHTON, Acoustics for Audiologists, Editora: Academic Press, Ano de Edição: 2002
3. PATRÍCIO, A Acústica nos Edifícios, Editora: LNEC, Ano de Edição: 2003
4. PEDROSO DE LIMA, Ouvido, Ondas e Vibrações, Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra, Ano de Edição: 2013