Métodos de Ensino
Avaliação contínua: A classificação final é constituída pela avaliação T/P e PL, com nota mínima de 9,5 valores em cada componente. Avaliação PL com peso de 30% na classificação final, constituída por 2 avaliações com um peso de 50% cada, com nota mínima em cada de 9,5 valores. O desempenho do aluno ao longo das aulas e a sua presença assídua, contabiliza 20% para a nota final da avaliação PL. Avaliação T/P com um peso de 70% na classificação final, constituída por um trabalho (peso de 30%) e uma frequência escrita (peso de 70%) com nota mínima em cada avaliação de 9,5 valores. Exame: A nota final é a média ponderada da avaliação T/P (exame escrito – 70%) e avaliação PL (30%) e no mínimo deve ser de 9.5 valores em cada avaliação; Aulas práticas laboratoriais, onde se pretende que os alunos adquiram os conhecimentos metodologias de teste lecionadas na componente T/P. Resolução de exercícios durante as aulas T/P e discussão de casos clínicos. Possibilidade de aulas online até 20%.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a importância da análise dos mecanismos sensorial e condutivo na realização do ATS – A Importância do mascaramento;
Perceber a importância do processo auditivo na fala e a identificar os diversos métodos de avaliação da perceção da fala, adequando-os de acordo com parâmetros como idade, condições técnicas e comportamentais.
Identificar as estruturas e mecanismos envolvidos no processo da geração das Otoemissões Acústicas (OEA).
Identificar os diversos métodos supraliminares de identificação do local da lesão, compreendendo as vantagens e desvantagens da sua utilização.
Relacionar e compreender as alterações no processamento da informação auditiva, localizando os possíveis locais da lesão através da interpretação dos resultados obtidos nas diversas provas.
Perceber clinicamente a relevância dessas alterações, através do estudo de casos clínicos.
Programa
– Mascaramento – A necessidade clínica do mascaramento.
Alterações dos limiares – Curvas fantasma.
Regras de mascaramento para a via aérea e para a via óssea.
– Definição de Acufenos. Classificação e Etiologia dos Acufenos. Métodos de realização da acufenometria de acordo com a unilateralidade ou bilateralidade.
– Audiometria vocal: Objetivos da avaliação e fatores principais a ter em conta. Aplicações Clínicas.
– Otoemissões Acústicas
– Tipos de Otoemissões – Evocadas e espontâneas. Aplicações clínicas.
– Otoemissões por Supressão. Importância clínica do estudo do sistema eferente. Aplicações clínicas.
– Avaliação comportamental do local da lesão – Testes Supraliminares.
– Testes de avaliação da função coclear e retrococlear
– Casos Clínicos: Análise dos resultados obtidos nos diversos testes de acordo com as diversas patologias. Discussão da abordagem a efetuar em cada situação clínica e possíveis dificuldades.
Aulas PL: Aplicação das metodologias de teste lecionadas.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bess, Fred, H. Humes, Larry (2008). Audiology: the fundamentals (4a ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Gelfand, S. (2016). Essentials of Audiology (4rd Ed.). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Hall, James. W. (2000). Handbook of Otoacoustic Emissions. Canada: Singular Publish Group – Thompson Learning.
Hall, James W. III, De Wet Swanepoel. (2010) Objective assessment of hearing. San Diego ; Oxford : Plural Publishing.
Katz, J. (2014). Handbook of clinical audiology (7th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Kramer, S., & Brown, D. K. (2018). Audiology: Science to Practice, Third Edition. Plural Publishing, Incorporated.
Robinette, M; Glattket, T. (2007). Otoacoustic Emissions, Clinical Aplications. New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Yost, W. (2014). Fundamentals of Hearing: An Introduction. (5th ed.) Cambridge, Massachusetts: Academic Press, Elsevier, Inc.