Métodos de Ensino
-1 aula T/P de 1h/s: exposição sumaria dos conteúdos e aplicação dos conceitos físicos e matemáticos com ex. de Audiologia.
-1 aula T/P de 1h/s, ajuda ao aluno à aplicação dos conceitos e mecanismos na resolução de problemas;
-1 aula PL de 1h/s, realização acompanhada de atividades lab., para processamento de dados experimentais, relacionando-os com os conteúdos da T/P.
Avaliação contínua facultativa:
-relatórios das atividades experimentais (AE) a resolver a cada aula (de matriz prática-laboratorial).
-duas provas de avaliação escrita (PE1 + PE2) a agendar na primeira semana de aulas (de matriz teórico-prática). A nota final é dada pela média das classificações obtidas em todos os momentos de avaliação:Nota Final = (AE + PE1 + PE2)/3, em que EP representa a média da classificação obtida nos vários relatórios (AE), e PE1 e PE2 representa a avaliação obtidas nas provas de avaliação escrita. A média das componentes da avaliação T/P e PL terão de ser iguais ou superiores a 9 valores.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Instrumentação em Audiologia permitirá aos alunos:
Assimilar os conceitos gerais de eletrónica e eletroacústica aplicáveis à área da audiologia; Classificar, distinguir e caracterizar os diferentes tipos de transdutores; Assimilar os princípios básicos de processamento de sinais analógicos; Caracterizar e identificar os principais componentes dos equipamentos; Identificar aparelhagem de calibração; Distinguir os diferentes procedimentos de manutenção e calibração de equipamentos audiométricos e respetivas normas; Ter conhecimento de novos avanços tecnológicos em eletroacústica aplicados na audiologia.
Programa
Matemática:Nº complexos – adição, multiplicação, divisão e potenciação de nº complexos; conjugado de um número complexo; transformações geométricas.
Fundamentos de eletricidade e eletrónica: Corrente elétrica–intensidade de corrente elétrica; resistência elétrica e lei de Ohm; circuitos em corrente contínua: fontes de tensão e de corrente, associação de componentes passivos, leis de Kirchhoff.
Corrente alternada–representação fasorial de corrente e tensão alternadas sinusoidais; Circuitos RC, RL e RLC; Ressonância em circuitos RLC série e paralelo; conceitos de impedância e admitância elétrica; Impedância/admitância generalizada: paralelismo entre sistemas acústicos, mecânicos e elétricos. Caso prático. Filtros passivos. Amplificadores operacionais. Amplificadores.
Instrumentação eletroacústica: Transdutores: descrição geral, classificação, princípios eletromecânicos, características dinâmicas e performances.
Principais componentes dos equipamentos. Calibrações, manutenção e normas.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. NEWELL DECKER, Instrumentation: An Introduction for Students in the Speech and Hearing Sciences, Publisher: Psychology Press; Ano de Edição: 2004 (3ª edição)
2. ROSEN e HOWELL, Signals and Systems for Speech and Hearing; Editora: Academic Press, Ano de Edição: 2001
3. HAUGHTON, Acoustics for Audiologists, Editora: Academic Press, Ano de Edição: 2002