Psicologia Infantil

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem métodos expositivos, mas também ativos, interrogativos e demonstrativos, permitindo uma maior interacção com os estudantes e uma aprendizagem mais adequada de novas aptidões.
O regime de avaliação poderá ser contínuo ou por exame final. No primeiro caso inclui a avaliação do desempenho do aluno, ao longo das várias actividades lectivas (por exemplo, trabalhos realizados, avaliação de aptidões comportamentais), assim como, numa prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, assim como, o seu desenvolvimento social e da linguagem;
2. Ser capaz de utilizar as técnicas de condicionamento na realização de algumas técnicas de audiologia infantil;
3. Conhecer as principais perturbações no desenvolvimento infantil e saber relacioná-las com a deficiência auditiva, bem como, saber lidar com estas crianças respeitando as suas especificidades.

Programa

1. Modelos de desenvolvimento humano
• Modelo de Freud
• Modelo de Wallon
• Modelo de Piaget
• Modelo de Bruner
2. Teorias da aprendizagem
• Condicionamento clássico
• Condicionamento operante
• Aprendizagem por modelamento
• A importância do condicionamento nas técnicas de audiologia infantil
3. Psicopatologia infantil
• Perturbações globais do desenvolvimento
• Perturbações específicas do desenvolvimento
• Perturbações do comportamento
• Perturbações da ansiedade
• Perturbações de eliminação

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BOULCH, Jean Le – O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até 6 anos : consequências educativas : a psicocinética na idade pré-escolar. 7ª ed. Porto Alegre : Artes Médicas, 1992. 220 p.
CLAES, Michel – Os problemas da adolescência. Lisboa : Editorial Verbo, 1985. 193 p.
CRAIG, Grace J. – Human development. 6th ed. New Jersey: Prentice Hall, 1992. XIII, 674 p. ISBN 0-13-437104-6
DELDIME, R. ; VERMEULEN, S. – O desenvolvimento psicológico da criança. 2ª ed. Porto : Asa, 2001. 224 p. ISBN 978-972-41-0956-5
FERNANDES, Evaristo – Psicologia da adolescência e da relação educativa. Rio Tinto: Edições Asa, 1990. 286, [2]
GESELL, Arnold ; ILG, Frances L. ; AMES, Louise Bates – O jovem dos 10 aos 16 anos . Lisboa : Publicações Dom Quixote, 1978. 606 p. 3
GESELL, Arnold ; ILG, Frances L. ; AMES, Louise Bates – A criança dos 0 aos 5 anos: o bebé e a criança na cultura dos nossos dias. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 1979. 384 p.