Processos Cognitivos II

Métodos de Ensino

Avaliação contínua:
A classificação final é constituída pela avaliação efetuada na matriz T/P.
A avaliação T/P é constituída por um trabalho com o peso de 30% e uma frequência escrita com um peso de 70% na classificação final, e a nota mínima deve ser de 9,5 valores em cada avaliação.
Avaliação por exame:
A avaliação é constituída por um exame escrito e a nota mínima deve ser de 9,5 valores.
Aulas teórico-práticas expositivas com recursos audiovisuais; visionamento de vídeos e de experiências científicas no âmbito da unidade curricular, trabalhos de grupo; disponibilização e análise de artigos científicos; esclarecimento de dúvidas aos alunos nos gabinetes das docentes/à distância.
Possibilidade de aulas online até 20%.

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular visa proporcionar aos alunos:
A capacidade de identificar os processos envolvidos nos diversos processos cognitivos, tais como a perceção, atenção, tomada de decisão, bem como das suas incidências práticas na área da Audiologia.
O conhecimento dos modelos e teorias associados a cada um destes domínios.
O desenvolvimento de competências críticas e de análise requeridas para uma abordagem do conhecimento produzido nessas áreas, por forma a obterem uma perspetiva global do processamento de informação.

Programa

Neuroplasticidade e desenvolvimento. Substituição sensorial e plasticidade sináptica.
Mudanças cerebrais ao longo da idade. Integração Sensorial. Teorias de perceção: Perceção unimodal e multimodal, bases neurológicas e integração; Perceção visual; Perceção auditive; Perceção audiovisual e multisensorial.
Classificação da atenção: Teorias Cognitivas da Atenção: modelos de filtro e de recursos; processamento automático e controlado; modelos neoconexionistas e de controlo central; Paradigmas de estudo da atenção: de busca, pista, filtro, tarefas duais. Tomada de Decisão: O papel da perceção, atenção, emoção e memória na tomada de decisão; Conceitos de risco e incerteza; Probabilidade e utilidade esperada; Decisão baseada em valor; O papel da avaliação cognitiva e emocional num processo de escolha. A Teoria de Deteção de Sinais: Conceitos de incidência, prevalência, ruído e sinal na TDS; A utilização da TDS na análise dos processos de tomada de decisão.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

− Alais, D., Newell, F., & Mamassian, P. (2010). Multisensory Processing in Review: from Physiology to Behaviour. Seeing and Perceiving, 23(1), 3–38.
− Calvert, G. A., Spence, C., & Stein, B. E. (2004). The handbook of multisensory processes. MIT Press.
− Macmillan, N.A. & Creelman, C.D. (2005) Detection Theory: A User’s Guide.Lawrence Erlbaum Associates, New York
− Kollmeier B, Klump G, Hohmann V, Langemann U, Mauermann M, Uppenkamp S and Verhey JL, (2007). Hearing–From Sensory Processing to Perception. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg
− Schnupp, J., Nelken, I., & King, A. (2011). Auditory neuroscience: Making sense of sound. Cambridge: MIT Press.
− Yost, W., Popper, A., Fay, R. (2008). Auditory Perception of Sound Sources. Chicago: Springe