Processamento Auditivo I

Métodos de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:
Aulas expositivas e trabalhos de grupo.
Até um limite de 25%, as aulas poderão ser lecionadas on-line.
AVALIAÇÃO:
Teórico-prática – 70%
Trabalhos de grupo – 45%;
Avaliação escrita por frequência – 55%, a nota deve ser no mínimo de 9,5.
Prática-Laboratorial – 30%
Avaliação contínua com ponderação das presenças;
– Avaliação prática final – nota mínima de 9 valores;
NOTA FINAL DA UNIDADE CURRICULAR:
A nota final será a média ponderada das notas obtidas em cada avaliação desde que a nota mínima seja atingida na avaliação por frequência e na avaliação prática.
Se a nota final for inferior a 9,5 valores o aluno será submetido a exame escrito e prático.

Resultados de Aprendizagem

O estudante deve:
Saber definir Processamento Auditivo (PAC)
Saber identificar através da anamnese e passagem de questionários as alterações do PAC
Saber os objectivos, técnica e interpretação dos diferentes testes comportamentais, acústicos e electrofisiológicos de avaliação do PAC
Saber a importância do diagnóstico diferencial no estudo do PAC
Saber definir e estudar o esforço auditivo
Estudar a relação entre esforço auditivo e demência
Saber as principais entidades de hipersensibilidade ao som

Programa

Definição de Processamento Auditivo;
Revisão da Fisiologia do Sistema Auditivo;
Perturbações do processamento auditivo:
definição,
etiologia,
prevalência,
classificação,
sinais e sintomas;
Princípios de avaliação do Processamento Auditivo;
Avaliação do Processamento Auditivo:
Anamnese,
Testes Monoaurais de Baixa Redundância (Tonais e Vocais),
Testes de Interação Binaural,
Testes de Processamento Temporal,
Testes de Escuta Dicótica,
Otoemissões de Supressão,
Testes Eletrofisiológicos;
Diagnóstico diferencial:
Hipoacúsia,
Neuropatia
Demência,
Dislexia,
Perturbação específica do desenvolvimento da linguagem,
Deficit de Atenção e Hiperactividade,
Diminuição da Memória de Trabalho;
Conceito e avaliação do Esforço Auditivo;
Esforço Auditivo e Demência;
Hipersensibilidade ao som:
Hiperacúsia,
Fonofobia,
Misofonia.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Artigos científicos recentes sobre os temas abordados na unidade curricular.
Gelfand, S. (2009). Essentials of Audiology. 3ª Edição. Thieme.
Katz, J. et al. (2009) Handbook of Clinical Audiology. 6ºEdição. Philadelphia : Editora: Lippincott Williams & Wilkins.
Musiek, F. & Baran, J. (2020) The Auditory System: Anatomy, Physiology, and Clinical Correlates. Pearson.
Musiek, F. & Chermak, G. D. (2013) Handbook of Central Auditory Processing Disorder, Volume I: Auditory
Neuroscience and Diagnosis, Plural Publishing Inc.