Reabilitação Auditiva I

Métodos de Ensino

Avaliação continua. Poderão ser lecionadas, em modo remoto, até 25% das horas.
Uma frequência escrita com o peso de 75% da matriz T/P. A nota da avaliação escrita deve ser de pelo menos 9,5 valores;
Trabalho de grupo com o peso de 25% da matriz T/P. A nota do trabalho deve ser de pelo menos 9,5 valores;
A componente T/P tem um peso de 70% na nota final, cuja classificação deve ser de pelo menos 9,5 valores;
A componente prática tem peso de 30% na nota final, cuja classificação deve ser de pelo menos 9,5 valores.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir metodologias de avaliação e intervenção em reabilitação auditiva em equipas interdisciplinares.

Programa

Definição de reabilitação e reabilitação auditiva
Importância da reabilitação auditiva; Privação, estimulação precoce, plasticidade cerebral; Tipos de reabilitação
auditiva; Limitações da reabilitação auditiva
Os diferentes graus e tipos de surdez e os desafios na re(h)abilitação.
O impacto da deficiência auditiva no indivíduo com perda auditiva
Aplicação das escalas de desvantagem auditiva
Fatores psicológicos e educacionais e a sua influência na motivação para a reabilitação auditiva
Análise das expectativas sob o ponto de vista do utente e do audiologista
Fatores éticos e económicos e a sua influência no processo de reabilitação auditiva
A Avaliação audiológica de crianças, adultos e idosos no âmbito do processo de reabilitação auditiva
Avaliação do Acufeno
Apresentação dos trabalhos de grupo
Avaliação de conhecimentos
Matriz prática: os alunos serão divididos em 4 grupos.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

HULL, R.(2001) Aural Rehabilitation Serving Children and Adults, 4Ed, SD, Singular Pub. Group
KATZ, J.(2009) Handbook of Clinical Audiology, 6Ed, Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins
KRUMM, M.(2016). A review of contemporary tele-audiology literature. J. Hearing Science, 6(3), 9–21.
McCREERY, R. W., WALKER, E. A.(2017) Pediatric Amplification-Enhancing Auditory Access, Plural Publishing
RICKETTS, T. A.,BENTLER, R.,MUELLER, H. G.(2017) Essentials of Modern Hearing Aids-Selection, Fitting, and Verification, Plural Publishing
RUSHBROOKE, E. & HOUSTON, K.(2016) Telepractice in Audiology. Plural Publishing
SANDLIN, R.(2000) Textbook of Hearing Aid Amplification, SD, Singular Pub. Group
TYE-MURRAY, N.(2009) Foundations of Aural Rehabilitation, Children, Adults and Their Family Members, SD, Singular Pub. Group
VALENTE, M.(2002) Hearing aids: Standards, Options And Limitations, 2Ed. NY, Thieme.
VALENTE, M. & VALENTE, L. M.(2015) Adult Audiology Casebook. NY: Thieme Medical Publishers