Reabilitação Vestibular

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas de ensino expositivo e dialógica, com recurso a meios audiovisuais. Realização de trabalhos de grupo em sala de aula e visualização de vídeos e artigos científicos de casos clínicos.
As aulas de matriz práticas, terão um ensino demonstrativo e prático, o que permitirá aos alunos aprender numa dinâmica de roleplay. Serão também lecionadas aulas práticas em contexto hospitalar com casos clínicos reais.
Avaliação continua:
Avaliação T/P= 70% da nota final
80% frequência escrita + 20% trabalho de grupo (com nota mínima de 9.5 valores em cada uma das avaliações)
Avaliação PL= 30% na nota final, com nota mínima de 9.5 valores: 15 % manobras de reposicionamento para a VPPB + 15% RV para diferentes défices vestibulares
A avaliação final é constituída por 70% da nota final da componente T/P (cuja a classificação deve ser de pelo menos 9.5 valores) + 30% da nota final da avaliação da componente prática (cuja a classificação deve ser de pelo menos 9.5 valores).

Resultados de Aprendizagem

– Adquirir conhecimentos sobre os princípios da reabilitação vestibular (RV), suas indicações e contraindicações.
– Saber quais os equipamentos e as estratégias a utilizar no processo de reabilitação vestibular.
– Saber realizar planos individualizados para cada caso clínico.
– Saber o papel do licenciado em Audiologia na equipa interdisciplinar de reabilitação vestibular.

Programa

Apresentação e definição de datas de avaliação
Manobras de reposicionamento para a VPPB
RV: Princípios Gerais
Compensação vestibular; Adaptação; Habituação e Substituição; Objetivos; Indicações e Contraindicações
RV: Materiais e equipamentos
Cadeira Rotatória; Estimulação Optocinética; Exercícios estabilidade do olhar; Exercícios na plataforma
Estratégias de RV:
Vestibulopatia unilateral; Vestibulopatia bilateral; Alterações vestibulares centrais;
RV nas vertigens psicogênicas e na presbivertigo
Elaboração e Avaliação do plano de RV
Implante vestibular
Avaliação escrita
Aulas Práticas: 30 horas p/ cada grupo:
Manobras de reposicionamento para a VPPB
Cadeira rotatória a baixas e altas frequências
Estimulação optocinética
Plataforma computorizada
Filmes com exemplos práticos sobre os diversos temas abordados
Casos Clínicos e elaboração de planos de RV
Observação de pacientes em contexto hospitalar
Avaliação prática

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Eggers, S. et al. (2019). Classification of vestibular signs and examination techniques: nystagmus and nystagmus-like movements. Journal of vestibular Research, 29: 57-87.
Giardi, M., et al. (2005). Vestibular rehabilitation therapy for the patient with dizziness and balance disorders: exercise protocols. Canadá: Vestibular Techologies Publications
Herdman, S.J. (2002). Reabilitação vestibular. 2ª Edição. Barueri:Manole.
Herdman, S. J. (2007). Vestibular Rehabilitation. 3ª Edição. Philadelphia: Davis Company
Associação Portuguesa de Otoneurologia (2012). Reabilitação Vestibular. Abbot Laboratórios, Lda.
Associação Portuguesa de Otoneurologia. (2017). Vertigem Posicional. Campo Maior.
Associação Portuguesa de Otoneurologia. (2019). Vestibulppatia Bilateral. Cascais.
Baloh, R. & Honrubia, V. (2001). Clinical Neurophysiology of the Vestibular System. Third Edition. Oxford University