Métodos de Ensino
Aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais.
Poderão ser lecionadas, em modo remoto, até 25% das horas. Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado.
São disponibilizadas duas horas semanais, com horário pré-definido ou a combinar com o aluno.
São também entregues a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada ou as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre.
Avaliação continua;
Uma frequência escrita que corresponde a 50% da avaliação, cuja classificação deve ser superior a 9 valores;
Um Trabalho de grupo, escrito e apresentado oralmente, que corresponde a 25% da avaliação, cuja classificação deve ser superior a 9 valores;
Trabalho individual escrito e apresentado oralmente, 25% da avaliação, cuja classificação deve ser superior a 9 valores.
A nota final será a média ponderada das notas obtidas em cada avaliação e deve ser igual ou superior a 9,5 valores.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer as estratégias de marketing e aplicá-las no âmbito da intervenção em Audiologia – nas suas diferentes vertentes.
Aquisição de ferramentas de conhecimento, análise, planeamento e desenvolvimento de ideias e negócios.
Adquirir conhecimentos sobre o mercado nacional e internacional da reabilitação auditiva.
Programa
Definição de Marketing e sua aplicação em Audiologia
Princípios de Marketing
Marketing Mix 4P’s (Produtos) 7P’s (Serviços)
Os mercados e os consumidores
O cliente como elemento central
Estratégias e competitividade
Análise de Mercados (Diamante de Porter, PEST e PESTEL, SWOT)
Vantagens competitivas
Estudo de mercado; Classificação dos mercados; segmentação de mercado
Marketing em Reabilitação Auditiva
Marketing de Produto e Serviços
O marketing de relações e o valor do relacionamento com os clientes
As estratégias de retenção
A Venda
Competências Necessárias ao Profissional de Vendas
As fases da Venda: método AIDA e método Sales Seven Steps
Marketing em Diagnóstico
Marketing de Serviços
A qualidade nos Serviços
Dimensões da qualidade dos serviços
Gestão e avaliação da qualidade dos serviços
Marketing em Prevenção
Marketing Social
Marketing e comportamento das pessoas em relação aos cuidados auditivos
Apresentação do trabalho individual e de Grupo
Avaliação
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Helfer, J.P., J. Orsoni. (1996), Marketing, Lisboa: Sílabo.
Lendrevie, J., de Baynast, A. & Emprin, C, Publicitor (2008). Comunication Online and Off Line, Paris: Dunod
Lindon, D. Mercator XXI. (2011). Teoria e Prática do Marketing: Lisboa: Dom Quixote.
Lopes, J.L.P. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado, Lisboa: Sílabo.
Machuret, J. J., Deloche, D. & D` Amart, J. (1996). Comerciator. Teoria e práticas da vida da qualidade nos sistemas de
venda. Dom Quixote.
Pereira, P. S. & Rousseau J.A. Estudos de Mercado e Consumidores, Sociedade Portuguesa de Inovação.
Rudden D. (2016). Can You Hear Me Now? Marketing Essentials for Audiologists in a Noisy Health Care World.
Seminars in hearing, 37(4), 325–339. https://doi.org/10.1055/s-0036-1593998
Taylor, B. (2015) Marketing in audiology practice, San Diego, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-569-1
Hosford-Dunn et al (2008) – Audiology – Practice Management, Cap5. (pp. 79-127), Thieme