Resultados de Aprendizagem
Fundamentos teóricos e práticos sobre bioquímica clínico-laboratorial (BCL); • Técnicas analíticas de determinação dos parâmetros de analíticos ajustados aos objectivos das mesmas;
• Compreender os conceitos fundamentais dos métodos analíticos estudados, de modo que lhe possibilitem tirar
conclusões analíticas qualitativas e/ou quantitativas;
• Manipular de forma cientificamente correta, expedita e em segurança a instrumentação laboratorial, bem como a
execução das técnicas analíticas com vista à obtenção de resultados o mais corretos e seguros possível;
• Selecionar a metodologia mais adequada para resolver um problema de análise laboratorial, tendo em conta
requisitos específicos como sensibilidade de deteção, especificidade e reprodutibilidade entre outros;
• Interpretar de forma crítica os resultados obtidos e avaliar a sua qualidade;
• Desenvolver capacidades ao nível do trabalho em equipa;
• Utilização prática dos métodos instrumentais de análise mais comuns em BCL;
Programa
Metabolismo lipídico:
-Avaliação laboratorial e patologias associadas.
Análise bioquímica de fluídos extravasculares:
-Avaliação laboratorial e sua importância no diagnóstico e/ou monitorização.
Glândula tiroide e paratiroide:
-Metabolismo do cálcio;
-Vitaminas e oligoelementos;
-Avaliação laboratorial e patologias associadas.
Glândulas supra-renais:
-Avaliação laboratorial e patologias associadas.
Neoplasias e marcadores tumorais:
-Avaliação laboratorial
O laboratório clínico na monitorização de drogas terapêuticas e/ou de abuso.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
McPherson, Richard A., Matthew R. Pincus, and John Bernard Henry. Henry’s Clinical Diagnosis and Management
by Laboratory Methods. 21st ed. Philadelphia: Saunders Elsevier, 2007.
Kaplan, Lawrence A., and Amadeo J. Pesce. Clinical Chemistry : Theory, Analysis, Correlation : With 509
Illustrations and 25 Color Plates. 5th ed. St. Louis, Mo.: Mosby/Elsevier, 2010.
Gardner, D., and D. Shoback. Greenspan’s Basic and Clinical Endocrinology, Ninth Edition: McGraw-Hill Education,
2011.