Química Alimentar

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas com recurso a meios audiovisuais e interactivas entre aluno e professor, com utilização das aulas práticas para reforçar a compreensão dos conteúdos programáticos teóricos.
Avaliação contínua:
Matriz teórica – 2 Frequências teóricas (70%) + elaboração e apresentação de um trabalho (10%); Os alunos terão de obter avaliação igual ou superior a 8 nas frequências teóricas, sendo que a média das duas frequências terá de ser igual ou superior a 10 valores.
Matriz prática – 1 frequência prática (20%)
Os alunos terão que obter avaliação igual ou superior a 10 valores na frequência prática e 10 na frequência teórica.
Os alunos podem ter aprovação em regime de exame.
A nota final é obtida pela média ponderada das duas matrizes correspondentes: Matriz teórica 80%; Matriz prática 20%
A carga horária da disciplina será coadjuvada por um horário semanal de atendimento aos alunos, além de quando necessário serem dadas aulas complementares de esclarecimento de dúvidas

Resultados de Aprendizagem

A UC pretende proporcionar conhecimento adequado dos constituintes nos alimentos.
Conhecer/identificar os constituintes indesejáveis (aditivos, conservantes, contaminantes, pesticidas, toxinas e resíduos de drogas) por vezes presentes nos alimentos.
Habilitar/capacitar os alunos na preparação de amostras bem como aplicação de técnicas de análise de alimentos.
Conhecimentos nas vertentes da Química Orgânica e da Química Geral são essenciais para a abordagem e compreensão desta temática, pelo que os alunos serão dotados dos elementos necessários pertencentes a estes domínios. Assim, devem ser capazes de reconhecer a estrutura de moléculas orgânicas presentes nos alimentos, bem como elaborar cálculos elementares relativos às concentrações em amostras alimentares. A UC tem 2 partes distintas: uma primeira parte consagrada a conhecimentos de caráter geral e, uma segunda, que envolve a lecionação de conhecimentos específicos relacionados com os constituintes dos alimentos.

Programa

PARTE A – CONHECIMENTOS GERAIS
1. RUDIMENTOS E CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES
2. A LIGAÇÃO QUÍMICA NOS COMPOSTOS DE CARBONO
3. NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
PARTE B – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Constituintes dos alimentos
1. ÁGUA
2. Vitaminas e Sais Minerais
3. Hidratos de carbono
4. Proteínas
5. Lípidos
6. Aditivos alimentares e contaminantes
7. Realização, apresentação de trabalhos referentes aos diversos tópicos abordados nas aulas.
Matriz Prática (P):
Realização de alguns trabalhos entre os seguintes:
1. Aplicação de conceitos relativos a rudimentos e concentrações
2. Determinação do índice de formol em sumos de fruta
3. Determinação da acidez do vinagre
4. Determinação da concentração de ácido fosfórico num refrigerante

Docente(s) responsável(eis)

Diana Luísa Duarte de Lima

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Belitz H.-D., Grosh W., Schieberle P.. Food Chemistry. 4th Edition, Springer-Verlag 2009.
– Vaclavik V.A., Christian, E.W.. Essentials of Food Science. 3th Edition, Springer 2008.
– McSwane D., Rue N., Linton R.. Essentials of Food Safety & Sanitation. 3th Edition, Prentice Hall 2003.