Métodos de Ensino
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos por recurso a meios audiovisuais interativos nas aulas teóricas, sendo os alunos envolvidos em reflexão para aplicar as competências adquiridas através de atividades tais como a análise e discussão de estudos de caso.
Será feita a aplicação dos conteúdos adquiridos envolvendo os alunos (em grupo) em trabalho de pesquisa bibliográfica, análise e discussão de artigos científicos.
A metodologia de avaliação adotada foi selecionada em conformidade com o Regulamento Académico da ESTESC em vigor
AVALIAÇÃO CONTÍNUA (nota mínima 9/20 valores por momento de avaliação)
Matriz T: (65%): Frequência escrita + (15%) Pesquisa, apresentação oral e discussão obrigatória na aula de um trabalho
Matriz P: (20%) Avaliação contínua da matriz prática
AVALIAÇÃO POR EXAME (80% matriz teórica)+(20% matriz prática)
Resultados de Aprendizagem
São objetivos de aprendizagem:
1- Os mecanismos de digestão, absorção e transporte de nutrientes
2- A relação estrutura-função de proteínas, lípidos e hidratos de carbono
3- Os micronutrientes-relação com binómio saúde-doença
4- As interações nutrientes-fármacos-genes
5- O papel dos nutrientes como mediadores de inflamação, stresse oxidativo e inibição enzimática
6- Na matriz prática laboratorial- a escolha da técnica analítica adequada ao objetivo do trabalho laboratorial e saber executar técnica de análise.
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
– Demonstrar conhecer as bases da bioquímica nutricional
– Saber utilizar bases de dados bibliográficas e analisar criticamente a literatura científica de especialidade
Na matriz prática laboratorial o aluno deverá ser capaz de:
– Interpretar/executar um protocolo laboratorial, selecionar a técnica analítica a usar em função do objetivo, ter capacidade crítica na análise dos resultados.
Programa
1. Digestão, absorção e transporte de nutrientes
2. Biomoléculas
2.1 Aminoácidos e proteínas: estrutura-função
2.2 Enzimas – catálise; cinética; regulação de atividade
2.3 Oses e ósidos: estrutura-função
2.4 Lípidos: estrutura-função
3. Micronutrientes
4. Hormonas
5. Nutrientes como mediadores inflamatórios, papel no stresse oxidativo e na atividade enzimática
6. Estudos de casos em Bioquímica dedicados a interações nutriente-fármaco-gene, stresse oxidativo e inflamação:
pesquisa, discussão e avaliação
7- Matriz prática laboratorial
– Extração/identificação de aminoácidos de matriz alimentar
– Titulação de aminoácidos-Comportamento como tampão fisiológico
– Determinação de açúcares totais/redutores num produto alimentar/Análise da conformidade com a declaração nutricional
– Encapsulação de agentes bioativos em biopolímeros
– Atividade enzimática
– Problem-based learning
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria de Aguilar Cabral de Andrade RamalhoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária
Quintas A, Freire AP, Halpern MJ. Organização Molecular da Vida, ed. Lidel.
Bioquímica Médica, Baynes & Dominiczak
Bioquímica Ilustrada de Harper. McGrawHill. Ed. Lange
Lehninger-Principles of Biochemistry, International Edition, Nelson DL & Cox MM, MacMillan ed, WH Freeman and Company, NY, USA
Berg JM, Tymoczko JL, Stryer L. Bioquímica. Guanabara koogan
Protocolos laboratoriais das aulas práticas./Lab protocols.