Educação Alimentar e Modulação do Comportamento

Métodos de Ensino

As aula teóricas serão desenvolvidas num modelo teórico com exposição estruturada dos conteúdos e as teóricopraticas segundo metodologias ativas, análise/discussão/debate. Utiliza-se uma metodologia interrogativa/interactiva e demonstração/exemplificação através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo a meios audiovisuais. Contempla o estudo autónomo dos conteúdos e análise critica de textos/artigos.
Avaliação: trabalho escrito e de um teste escrito sumativo, constituído por questões que avaliam a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina e a capacidade de aplicação prática desses conhecimentos a situações quotidianas e específicas da área científica do curso. A aprovação na disciplina é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 val, resultante do somatório das classificações obtidas no trabalho (20%) e no teste (80%). A classificação não pode ser inferior a 9,5 val
A avaliação por exame pode, também, ser realizada.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve:
Compreender a relação da alimentação e do estado nutricional do indivíduo com o enquadramento cultural e social do indivíduo e da comunidade -Identificar mecanismos cerebrais envolvidos quer no comportamento alimentar quer no funcionamento cognitivo ere
no controlo das emoções dos comportamentos alimentares, bem como a importância da alimentação na socialização do indivíduo.
Compreender a relação entre a neuropsicologia e a modelação do comportamento humano – Aplicar métodos e técnicas de investigação utilizadas pela psicologia no estudo dos comportamentos associados à saúde e à doença

Programa

1) Psicologia do comportamento alimentar
2) Fome, Emoções e cérebro
3) Influências familiares, laborais e socioculturais no comportamento;
4) Prazer e recompensa: os mecanismos de motivação determinantes dos comportamentos alimentares.
5) Mudança de comportamentos alimentares
6) Técnicas básicas de comunicação e aconselhamento em Nutrição Clínica. Entrevista motivacional e adesão ao tratamento.
7) Perturbações mentais em relação com alterações do comportamento alimentar (e.g. doenças do comportamento alimentar, depressão)

Docente(s) responsável(eis)

Elsa Cristina Timóteo Feliciano

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Álamo et al. (2019). Fome, emoções e cérebro : comer com cabeça: Atlântico Press. ISBN 978-989-8965-82-0
Booth (2016) Psychology of Nutrition. London: Taylor & Francis (e-book).
Conner (2012). The Social Psychology of Food (applying social psychology), Brunner-Routledge.
Dierssen (2019). Como Aprende (e Recorda) o Cérebro? Princípios da neurociência para aplicar à educação, Atlântico Press.
Fonseca (2016). Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 33(102), 365-384.
Lauffer, J. (2019 Prazer e recompensa : os mecanismos da motivação. Atlântico Press, (Neurociências & Logue, A. W. (2015). The Psychology of Eating and Drinking (4ª Edição). Nova Iorque: Routledge
Jar, N. (2019). Comunicação Não Verbal. A linguagem silenciosa para além das palavras, Atlântico Press, 2019. ISBN: 978-989-8965-70-7