Nutrição Materno-Infantil

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico e teórico-prático com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a programas informáticos e instrumentos profissionais.
A avaliação contínua da UC ocorrerá em dois momentos: a elaboração e apresentação de um trabalho de grupo (30%, referente à componente TP) e uma prova escrita (70%, referente à componente T). Os alunos com aproveitamento inferior a 9 valores em qualquer uma das avaliações serão considerados reprovados. A aprovação na UC é obtida quando a média ponderada de ambos os momentos de avaliação resulta em, no mínimo, 10 valores.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, pretende-se que os alunos:
1. Conheçam as principais caraterísticas nutricionais da mulher grávida, necessidades e metodologia de avaliação nutricional nesta etapa.
2. Saibam descrever os fundamentos inerentes ao conceito de programação intrauterina.
3. Compreendam os princípios da fisiologia da amamentação e as suas implicações na saúde materna e do lactente.
4. Conheçam e dominem os diferentes tipos de fórmulas infantis existentes.
5. Descrevam os princípios da diversificação alimentar, assim como diferentes metodologias.
6. Reconheçam as caraterísticas e potenciais alterações do estado nutricional em idade pediátrica e saibam identificar as diferentes ferramentas de avaliação de risco nutricional adequadas.
7. Conheçam os aspetos fisiopatológicos e etiológicos das patologias mais típicas da infância e adolescência, assim como a terapêutica nutricional aplicável.

Programa

1. Introdução à saúde materna. Necessidades nutricionais da gestante. Avaliação nutricional na gestação.
2. Programação intrauterina
3. Aleitamento materno
4. Fórmulas infantis
5. Diversificação alimentar.
6. Estado nutricional em idade pediátrica. Risco nutricional. Malnutrição. Défices nutricionais.
7. Nutrição clínica em idade pediátrica: alergias e intolerâncias alimentares; patologia gastrointestinal; fibrose quística; diabetes mellitus; doenças hereditárias do metabolismo; epilepsia; paralisia cerebral; perturbações do comportamento alimentar.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Judith E. Brown et al (2011). Nutrition Through the Life Cycle (4th edition). Belmont, USA: Cengage Learning.
Bender, D. A. (2014). Introduction to nutrition and metabolism (Fifth edition. ed.). Boca Raton: CRC Press, Taylor & Francis Group.
Shils, M. E., & Shike, M. (2006). Modern nutrition in health and disease (10th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Koletzko B, et al. (eds): Pediatric Nutrition in Practice. World Rev Nutr Diet. Basel, Karger, 2015.
Shaw V, Lawson M. Clinical paediatric dietetics. John Wiley & Sons, Ltd. 4ª edição, 2015