Métodos de Ensino
O ensino será através de aulas teóricas, com exposição dos temas e discussão de artigos com os alunos. As aulas práticas serão, fundamentalmente, baseadas na resolução de casos clínicos.
Serão apresentados casos clínicos reais e artigos, sobre o mesmo tema, para análise e discussão e resolução. Os alunos terão oportunidade de discutir e tirar dúvidas com o professor titular e colaborador dentro do horário programado.
A avaliação contínua será realizada em dois momentos:
– Resolução e apresentação de um caso clínico real – 30% (P)
– Prova escrita – 70% (T)
Os alunos com aproveitamento inferior a 9 valores em qualquer uma das avaliações serão considerados reprovados. A aprovação na UC é obtida quando a média ponderada de ambos os momentos de avaliação resulta em, no mínimo, 10 valores.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o aluno deverá:
1. saber determinar e converter as necessidades nutricionais em plano alimentar personalizado e adaptado a cada doente e situação clínica, reconhecendo as recomendações gerais que permitem elaborar planos alimentares adaptados e equilibrados.;
2. demonstrar conhecimentos científicos sólidos na área da nutrição para implementação de terapêutica nutricional, estando seguro do benefício da mesma na melhoria do estado de saúde do doente;
3. Ser capaz de motivar, através da educação alimentar, comportamentos e mudanças de hábitos alimentares para a aceitação do plano alimentar prescrito;
4. ter desenvolvido competências para trabalhar em equipas multidisciplinares.
Programa
1. Elaboração e implementação de planos alimentares: princípios; determinação de necessidades energéticas; distribuição de macronutrientes e cálculo de planos alimentares. Estratégias de motivação.
2. Terapêutica nutricional e dietética no excesso de peso e obesidade. Cirurgia de Obesidade
3. Terapêutica nutricional e dietética na Diabetes.
4. Terapêutica nutricional e dietética no Síndrome metabólico.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Holli, B. B., & Beto, J. A. (2018). Nutrition counseling and education skills : a guide for professionals (7th edition. ed.).
Philadelphia: Wolters Kluwer Health.
INSA, Tabela de composição dos alimentos portuguesa (2006). Instituto Nacional de saúde Dr. Ricardo Jorge
Nix, S., & Williams, S. R. (2009). Williams’ basic nutrition & diet therapy (13th ed.). St. Louis, Mo.: Mosby/Elsevier.
Rolfes, S. et al (2009). Understanding Normal and Clinical Nutrition (8ªed). Wadsworth, USA: Cengage Learning
Shils, M. E., Shike, M., Ross, A.C., Caballero, B., Cousins, R.J. (2014). Nutrição Moderna na Saúde e na Doença (11ª ed.). São Paulo, Brasil: Manole.