Tecnologia Asséptica em Farmácia

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que no final desta disciplina os alunos tenham adquirido capacidades de intervenção na planificação e estruturação de serviços de Farmacotecnia, aliando os aspetos económico/financeiros aos da qualidade e segurança na manipulação e preparação de formulações galénicas.
Identifiquem as competências e os procedimentos de técnicas assépticas que conduzam à qualidade em todas as fases de manipulação de medicamentos não estéreis e estéreis.
Identifiquem os pressupostos que estão na base das avaliações dos doentes em Quimioterapia e Nutrição Parenteral.
Sensibilização e responsabilização para o alto grau de complexidade de algumas atividades associadas à manipulação de citotóxicos e nutrição parentérica.
Identifiquem todas as etapas de manipulação e preparação de protocolos de Quimioterapia e Nutrição Parenteral.
Empregar adequadamente as técnicas assépticas de preparação de misturas endovenosas.

Programa

MÓDULO 1: MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA HOSPITALAR – FARMACOTÉCNIA
Boas práticas de manipulação de medicamentos não estéreis e estéreis Guidelines internacionais de  manipulação estéril de medicamentos para uso humano.
MÓDULO 2: DESINFECÇÃO
Definição, critérios e usos de desinfetantes e antissépticos
Precauções e riscos
Classificação de desinfetantes
MÓDULO 3: UNIDADE DE PREPARAÇÃO DE CITOSTÁTICOS – QUIMIOTERAPIA
Conceito e objetivos da quimioterapia
Mecanismo de ação dos citostáticos
Classificação dos citostáticos
Serviço de reconstituição de citostáticos: Unidade Centralizada na Farmácia (UPC)
MÓDULO 4: NUTRIÇÃO PARENTÉRICA
Definição, objetivos e indicações
Tipos de nutrição parentérica
Vias de administração da nutrição parentérica
Complicações da n. P.:
Estabilidade das misturas nutritivas
MÓDULO 5: CONTROLO DE QUALIDADE DE PRODUTOS ESTÉREIS E NÃO-ESTÉREIS MANUFACTURADOS NA FARMACOTÉCNIA
Produtos e resíduos tóxicos e não tóxicos resultantes da farmacotécnia

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Arias I. et cols. (1992) – Farmacotecnia. in: Farmácia Hospitalaria. 2ª edicion. editorial médica internacional. SA.
Gomes, MJVM e Reis, AMM. (2001) – Uma abordagem em Farmácia Hospitalar. ed. athene; Brasil
Cardona, D. et cols. (1992) – Terapêutica nutricional. in: farmácia hospitalaria. 2ª edicion. editorial médica
internacional. SA
Martinez Tutor, MJ (1989) – Nutricion parenteral in el adulto. revision. in: farmácia clínica; vol. 6, nº10
Nutrição (grupo xii). in: formulário hospitalar nacional de medicamentos. 9ª edição; infarmed 2009
Rombeau, JL. e Rolandelli, RH. (2005) – Nutrição clínica – nutrição parenteral. editora roca, lda. Brasil.
Nogueira Prista, A. Correia Alves, Rui Morgado (1995) – Tecnologia Farmacêutica, vol. 4ª ed. Fundação Calouste
Gulbenkian, Lisboa.
Johnston, Mike (2005) – NPTA – the pharmacy technician series: sterile products. 1st ed. prentice hall, (the
pharmacy technician series)