Química Orgânica Aplicada

Conhecimentos de Base Recomendados

A ligação carbono-carbono. Hibridação do carbono e geometria molecular.
As principais famílias de compostos orgânicos: hidrocarbonetos (alcanos, alcenos e alcinos – compostos com várias ligações múltiplas.
Ciclo-alcanos, ciclo-alcenos e ciclo-alcinos), derivados halogenados, alcoois e tiois, éteres, aldeidos e cetonas, ácidos carboxilicos, ésteres, aminas e amidas, compostos biciclícos e compostos aromáticos.
Nomenclatura IUPAC, propriedades e reacções características.
Reacções de síntese química.
Conformação e isomerismo.
Isomerismo estrutural e estereoisomerismo.
Especial ênfase para a isomeria óptica.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Nelas se utiliza uma metodologia expositiva-activa.
Os conteúdos são expostos apelando a uma intervenção constante do aluno.
Execução de trabalhos laboratoriais.
A avaliação contínua engloba duas avaliações sob a forma de prova escrita dos conteúdos programáticos na vertente teórica, sendo que a classificação obtida na primeira deve ser no mínimo 7,5/20 valores para poder efectuar a segunda.
Também é composta de uma avaliação prática, sob a forma de entrega de relatórios, onde a classificação obtida deve ser no mínimo 8,5/20 valores sendo que esta prova é eliminatória e tem o factor de ponderação de 25% para a nota final.
A nota final é o conjunto da avaliação prática mais a teórica e deve ser igual ou superior a 9,5/20 valores.
Os alunos dispõem ainda das épocas de exame onde a avaliação assume um carácter global.

Resultados de Aprendizagem

O principal objectivo da unidade curricular de Química Orgânica Aplicada centra-se na reunião de um corpo de matérias conducentes à compreensão da estrutura das moléculas orgânicas, propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos, bem como previsão da respectiva reactividade.
A aquisição de conhecimentos sobre reacções fundamentais da Química Orgânica, mune o aluno com as ferramentas necessárias ao desenvolvimento de processos sintéticos de fármacos.
Assim, o aluno deve estar preparado para conhecer as principais famílias de compostos orgânicos incluindo a sua nomenclatura e as reacções mais características de cada grupo funcional.
Também deve adquirir conhecimentos no tocante às conformações e isomerismo de cada molécula orgânica, além do tipo de ligações envolvidas.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CAREY, F.A., Organic Chemistry, 6nd ed, New york, McGraw-Hill, 2006
MORRISON R., BOYD R., Química Orgânica, 13.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996
ALLINGER N., CAVA M., JONGH D., JOHNSON C., LEBEL N., STEVENS C., Química Orgânica, 2.ª edição, Rio de Janeiro,
Editora Guanabara Koogan S.A., 1978
IUPAC, Guia IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos, Lidel, 2002
TOMÉ, A., Introdução à nomenclatura dos compostos orgânicos, 1ª Edição, Lisboa, Escolar Editora, 2010