Métodos de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas expositivas com recurso a meios audiovisuais e interactivas entre alunos e professor.
Aulas práticas demonstrativas e activas com interpretação e execução de algumas técnicas que conduzam à
preparação, acondicionamento e rotulagem de medicamentos. Aplicação de alguns procedimentos de controlo das formas galénicas preparadas.
Avaliação contínua com a realização de frequência à componente teórica e com avaliação teórico-prática através da elaboração e apresentação, em forma de poster, de um trabalho de pesquisa bibliográfica. Avaliação contínua à componente prática tendo em conta a assiduidade às aulas e o interesse e a motivação do aluno ao longo do semestre, e através de uma avaliação com execução de uma forma farmacêutica e respectivo relatório final. Em todas as avaliações o aluno deve ter como nota mínima 9,5 valores. Parte teórica 50%, teórico-prática 10% e prática 40%. A nota final é obtida pela média ponderada das três matrizes correspondentes.
Resultados de Aprendizagem
No final os estudantes deverão dominar a terminologia, os conceitos e os aspetos técnico-científicos inerentes aos
medicamentos e à tecnologia farmacêutica das formas farmacêuticas. Pretende-se habilitar o aluno com conhecimentos fundamentais acerca das formas farmacêuticas abordadas relativamente às operações a que se submetem as substâncias medicamentosas, às propriedades físicas, químicas e biológicas dos produtos utilizados, à composição, à aplicação e aos procedimentos de preparação e controlo de qualidade. Na componente prática o aluno deve ser capaz de aplicar autonomamente métodos racionais e científicos para a formulação e preparação das formas galénicas, de interpretar a fórmula, de conhecer o modo de associar as substâncias, as incompatibilidades que se podem originar e os aspetos fundamentais da rotulagem, conservação e armazenamento das fórmulas preparadas.
Programa
Enquadramento, conceitos e biblioteca em tecnologia farmacêutica e farmácia galénica. Papéis medicamentosos e medicamentos orais em pediatria. Formas farmacêuticas obtidas por divisão mecânica: pós e formas complementares (granulados, pellets, comprimidos, cápsulas, pílulas e pastilhas). Formas farmacêuticas obtidas por dispersão mecânica: emulsões, suspensões, soluções coloidais e formas complementares das suspensões (aerossoles).
Operações farmacêuticas, tecnologias de preparação, equipamentos laboratoriais e industriais, aspectos biofarmacêuticos, estabilidade e controlo de qualidade. Excipientes. Rotulagem, acondicionamento e condições de armazenamento. Tecnologias de revestimento das formas complementares dos pós: tipo de revestimentos, equipamentos, estabilidade, aspectos biofarmacêuticos e controlo de qualidade.
Estágio(s)
NAO