Farmacologia I

Métodos de Ensino

Matriz teórica (T):
-Método expositivo visando a interação aluno-professor através de meios audiovisuais e plataformas on-line
adequadas. Abordagens de ensino centrado no aluno com a análise de artigos conducentes à aplicação dos
conhecimentos em processo de aquisição. Avaliação contínua vertida em 2 momentos de avaliação escrita intercalares (15v/20v). Exame nas épocas definidas.
Matriz prática (P):
-A aprendizagem é orientada para a ação, através de ensino por investigação onde o aluno é desafiado a construir projetos de investigação centrados em questões abertas da farmacologia pré-clínica que promovem o pensamento crítico e o método científico, realizado em grupos de trabalho. Os projetos são planeados de acordo com guidelines vigentes, articulando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, Agenda2030), replicando assim desafios e exigências do contexto real pré-clínico em Farmacologia. Avaliação contínua vertida na construção e discussão do projeto de investigação (5v/20v).

Resultados de Aprendizagem

Finda a unidade curricular, espera-se ter capacitado os alunos para:
– Interpretar os mecanismos de ação de moléculas farmacologicamente ativas, competentes para modular: i) sistema nervoso central, ii) inflamação e dor e iii) sistema respiratório, cardiovascular e renal;
– Contextualizar a origem de efeitos adversos e interações medicamentosas das moléculas em apreço, aplicando algoritmos de pensamento sistémico e reconhecendo como sistemas fisiológicos complexos são modulados em diferentes domínios;
– Introdução à articulação de competências de resolução integrada de problemas em Farmacologia;
– Compreender e aplicar as metodologias associadas ao processo de investigação pré-clínico em Farmacologia;
– Desenvolver o raciocínio analítico e criticismo, bem como capacidades de comunicação oral e escrita nas ciências farmacológicas, introduzindo competências de colaboração e pensamento crítico através de dinâmicas de participação conjunta na resolução de problemas.

Programa

1. Princípios básicos da Farmacologia:
1.1. Nomenclatura e sistemas de classificação de fármacos
1.2. Princípios gerais da ação de fármacos
2. Farmacologia do sistema nervoso central (SNC):
Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos de fármacos:
2.1. Estimulantes do SNC
2.2. Sedativos e hipnóticos
2.3. Anestésicos gerais e locais
2.4. Fármacos antipsicóticos
2.5. Fármacos antidepressivos
2.6. Analgésicos opióides e antagonistas
2.7. Anti-inflamatórios não esteroides, anti-inflamatórios esteroides, anti-reumatismais, analgésicos não opióides
3. Farmacologia do sistema respiratório, cardiovascular e renal
Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos:
3.1. Modificadores do sistema respiratório
3.2. Modificadores do sistema cardiovascular e renal
4. O processo de investigação pre-clínico em Farmacologia
4.1. Fase in silico
4.2. Fase in vitro
4.3. Fase in vivo

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Apontamentos/Lectures.
Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 5ª edição. Coordenado por S. Guimarães, D. Moura e P. Soares da Silva. Porto Editora, 2006.
Basic & Clinical Pharmacology, de Katzung, 10ª edição, editado pela McGraw-Hill.