Métodos de Ensino
As aulas são ministradas com recurso a metodologias ativas e participativas, recorrendo aos métodos interrogativo,
expositivo e demonstrativo.
Aulas teóricas com exposição, desenvolvimento e discussão da matéria apresentada.
Aulas teórico-práticas com a elaboração de análises de marketing de produtos e serviços de saúde e role-playing da força de vendas.
A avaliação será constituída por dois momentos distintos:
1. Realização de uma frequência escrita: 70%
2. Trabalho escrito: 30%
Resultados de Aprendizagem
Identificar e adquirir os princípios básicos de administração e gestão da saúde em geral e da farmácia em particular.
Identificar os princípios técnicos que conduzem à gestão económica de stocks de medicamentos em todas as fases do circuito do medicamento quer seja em farmácia hospitalar, quer seja em farmácia comunitária.
Responder às exigências da sociedade na elaboração, controlo, distribuição e aconselhamento de medicamentos, aliando os aspetos económico/financeiros aos da qualidade da prestação de cuidados de saúde.
Aplicar os conhecimentos básicos de marketing no ambiente de farmácia ou laboratório farmacêutico.
Elaborar um plano de marketing para um produto ou farmácia, desde a sua conceção á implementação e seguimento no futuro.
Desenvolver os recursos teóricos e práticos sobre marketing e possibilitar a especialização na área.
Compreender as noções básicas do processo da venda de produtos.
Programa
Logística e distribuição de medicamentos em contexto hospitalar(FH)
Conceitos de Logística e Aprovisionamento Hospitalar
Ciclo do medicamento e FH
Recepção e Acondicionamento/Armazenamento de Medicamentos na F.H.
Distribuição de Medicamentos em meio hospitalar
Gestão económica de stocks de medicamentos:Conceito e objectivos
Gestão económica em FH
Indicadores assistenciais da FH
Indicadores de gestão económica da FH
Gestão da Farmácia Comunitária(FC)/oficina
Organização da FC
Da Encomenda à Venda do Produto
Gestão de utentes,receituário e Financeira
Casos práticos
O papel do Marketing:Conceitos e Evolução
Análise e Estudos de Mercado(elaboração)
Mercado
Consumidores
Segmentação e Posicionamento:Critérios
O Produto e Preço
Características de um produto
Definições de preço
Distribuição
A força de Vendas
Estratégias de Marketing
Marketing-MIx
O Plano de Marketing
A análise SWOT
O Marketing Business to Business
Marketing Relacional
Marketing na internet
Marketing 1.0 to 5.0
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Introdução à Gestão de Organizações. (3ª Edição). João Lisboa, Arnaldo Coelho, Filipe Coelho e Filipe Almeida. ISBN 9789727883974 Editor: Vida Económica
Manual da Gestão de Stocks-Teoria e prática. Lopes dos Reis. editor: Editorial Presença‧ ISBN: 9789722333078
Valverde E. et al.. Manual del residente de farmacia hospitalaria. S. E. F. H.. Madrid 1999.
Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. José Crespo de Carvalho, & Cols. 2ª Edição. ISBN: 978-972-618-894-0. 724 páginas. Ano de publicação: 2017
TecnoHospital nº81, maio/junho 2017, Logística e farmácia hospitalar
Denis Lindon, Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote
Philip Kotler e Kevin Keller – Administração de Marketing, Prentice Hall