Métodos de Ensino
As aulas consistem numa exposição teórica da matéria, mas sempre acompanhada de exemplos práticos para que haja uma melhor e mais fácil compreensão desta. A resolução de exercícios práticos é feita utilizando o suporte informático SPSS tornando assim possível a aplicação da matéria lecionada a casos reais.
É fornecido aos alunos um suporte teórico, ao longo do semestre, por forma a que possam acompanhar melhor a explanação dos assuntos lecionados. O esclarecimento de dúvidas é feito em horário previsto para o efeito ou em horário a combinar. A plataforma Nónio é usada na transmissão e organização de materiais de apoio às aulas, bem como meio de interação professor/ alunos e entre alunos.
A avaliação de conhecimentos contínua é efetuada com base em dois momentos de avaliação. A nota final da avaliação contínua é a média ponderada dos dois momentos de avaliação, sendo que o peso de cada teste é de 6 para o 1º teste e de 14 para o 2º teste.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir aptidões para compreender as condições subjacentes à aplicabilidade dos modelos teóricos utilizados para a análise estatística, bem como analisar e interpretar os resultados obtidos. Os alunos deverão ainda conseguir utilizar a aplicação informática SPSS na resolução de problemas envolvendo os conceitos desenvolvidos na unidade curricular. O aluno deve adquirir as competências fundamentais para a realização de estudos de análise quantitativa de dados e para a apreciação crítica e interpretação adequada dos resultados de um estudo inferencial.
Programa
Estatística Descritiva
População, amostra e indivíduo
Quadros de frequências e representação gráfica
Estatísticas – medidas de localização, dispersão, assimetria e achatamento
Correlação e Regressão
Testes de hipóteses
Hipóteses estatísticas
Erros de classificação e níveis de significância
Testes paramétricos: t-student; t-student para duas médias populacionais e para mais de duas populacões – ANOVA
One-Way
Testes não-paramétricos: amostras emparelhadas: Friedman, Wilcoxon e McNemar; amostras independentes: U de
Mann-Whitney e H de Kruskal-Wwallis.
Testes de associação e correlação.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
A. Gouveia de Oliveira (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação – teoria e aplicações, Lidel.
Cecília Moura Silva (1994). Estatística aplicada à psicologia e ciências sociais, McGraw-Hill.
Francisco Mercês de Mello, Rita Cabral Guimarães (2015). Métodos Estatísticos para o Ensino e a Investigação nas Ciências da Saúde, Edições Sílabo.
Gilda Cunha, Mª do Rosário Martins, Ricardo Sousa, Filipa Ferraz de Oliveira.(2007). Estatística aplicada às ciências e tecnologias da saúde, Lidel.
Joaquim Pinto Coelho, Inês Legatheaux Martins, Luísa Margarida Cunha (2008), Inferência Estatística – Com utilização do SPSS e G*power, Edições Sílabo.
João Maroco (2003). Análise estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo.
Pedro Marques Vidal (2005). Estatística prática para as ciências da saúde, Lidel.