Neurofisiologia

Métodos de Ensino

A metodologia adoptada na componente teórica é do tipo expositivo activo, utilizando diapositivos, vídeos e
textos, que serão disponibilizados aos alunos. A componente prática está prevista com análise de casos clínicos
baseados nos conteúdos programáticos desenvolvidos na teórica e apresentação de um trabalho de grupo
subordinado a um tema seleccionado de uma lista pré-definida pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de :
•Neurociências e organização do sistema nervoso
•Elementos celulares e constituintes do sistema nervoso central, periférico e autónomo
•Anatomofisiologia dos neurónios e células gliais
•Sinalização neuronal
•Processamento sensorial
•Movimento do corpo humano e a sua regulação central
•Funções cerebrais superiores
Deve adquirir aptidões de:
•Identificação e descrição dos constituintes do sistema nervoso central, periférico e autónomo
•Descrever processos neurofisiológicos básicos e complexos
•Integração e processamento central de informação sensorial
Deve adquirir competências de:
•Desenvolver a capacidade de reter e expandir os seus conhecimentos em neurofisiologia
•Descrever as estruturas anatómicas e fisiológicas centrais e periféricas
•Correlacionar disfunções neurofisiológicas com substratos anatómicos e processos patológicos
•Integrar os conhecimentos adquiridos e aplicá-los em processos de diagnóstico multidisciplinar

Programa

– Sinalização eléctrica das células nervosas
– Permeabilidade da membrana dependente da voltagem
– Canais e transportadores
– Transmissão sináptica
– Neurotransmissores e os seus receptores
– Sinalização molecular nos neurónios
– Plasticidade sináptica
– Sistema sensório-somático: sensibilidade e propriocepção
– Dor
– Visão: o olho e as vias visuais
– Sistema auditivo
– Sistema vestibular
– Controlo motor: neurónio motor e espinhal medula
– Modulação do movimento pelos gânglios da base
– Modulação do movimento pelo cerebelo
– Regeneração e recuperação do sistema nervoso
– Córtices de associação
– Linguagem
– Sono e vígilia
– Emoções
– Memória

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Hammond, C. (2008). Cellular and Molecular Neurophysiology, 3rd Edition, Elsevier, UK
– Blaustein MP, Kao JPY, Matteson DR. (2012). Cellular Physiology and Neurophysiology, 2nd Edition, Elsevier, UK
– Carpenter R, Reddi B. (2012). Neurophysiology: A Conceptual Approach 5th Edition, Hodder Arnold
-Krebs C, Weinberg J, Akesson E (2012). Neuroscience. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore