Introdução à Saúde Ambiental

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á uma metodologia ativa, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Metodologia
STEAM – trabalhando de forma interdisciplinar para que todos os conceitos tenham sentido, desenvolvendo as habilidades e competências do aluno. Valorizam-se, assim, os trabalhos de cariz prático, projetos individuais e em equipa, seminários e visitas de estudo em ambiente de trabalho.
Avaliação por frequência
– Avaliação escrita (teste) – 50% (T)
– Trabalhos de individuais/grupo escrito e respetiva apresentação oral – 50% (TP)
Exame (conforme Regulamento Académico)

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Temas determinantes para a compreensão da Saúde ambiental, adquirindo e desenvolvendo esses conhecimentos.
O aluno deve adquirir aptidões para:
Compreender as relações entre saúde humana e o ambiente num contexto sanitário, político, económico e cultural.
O aluno deve adquirir competências para:
Intervir proactivamente na promoção da saúde pública em diferentes contextos.

Programa

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SAÚDE AMBIENTAL
A Saúde Ambiental como área da Saúde Pública
Saúde Pública e Ambiente
A Saúde Ambiental e os novos desafios
NOÇÕES ELEMENTARES DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Noção de Direito
Fontes do Direito
Ramos do Direito
SUSTENTABILIDADE, ÉTICA E CIDADANIA
Pilares da Sustentabilidade
Ética e Cidadania
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS
O Programa Eco-Escolas e JRA na ESTeSC
PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Economia Verde
Modos de produção sustentáveis
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Causas das alterações climáticas
Impactes das alterações climáticas na saúde humana
ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE
A importância da Biodiversidade
Estratégias para a conservação da Biodiversidade
AR, ÁGUA E SOLOS
Importância da água para a vida na Terra
Gestão Sustentável dos Recurso Hídricos
Uso e Abuso dos Solos
Poluição Atmosférica
Qualidade do Ar Interior
ENERGIA E AMBIENTE
Recursos energéticos
Problemas energéticos do mundo atual
Interpretação e integração das leis

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PEÑA CASTIÑEIRA, Francisco J. – Manual de saúde ambiental. Santiago de Compostela: Edicións Lea, D. L. 1997. 180 p.
FRUMKIN, Howard, ed. lit. – Environmental health: from global to local. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass, cop. 2010. lvii, 1221 p.
FRIIS, Robert H. – Essentials of environmental health. 2nd ed. Burlington: Jones & Bartlett Learning, 2012. 442 p. Chivian E. and Bernstein A. (Eds.) 2008. Sustaining Life: How Human Health Depends on Biodiversity. Oxford University
Osvaldo E.S., Meyerson L.A. and Parmesan C. (Eds.) 2009. Biodiversity change and human health. Island
Jørgensen,S.E. Xu L. and Costanza R. 2010. Handbook of Ecological Indicators for Assessment of Ecosystem Health, Second Edition
Wheater C.P., Bell J.R. and Cook P. A.. 2011. Practical Field Ecology: A Project Guide. Wiley – Blackwell
Lindenmayer D., Barton P. and Pierson J. (Eds.) 2015. Indicators and Surrogates of Biodiversity and Environmental Change. CSIRO Publishing