Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, a meios audiovisuais.
Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.
Avaliação:
T – Avaliação escrita – 65%
TP – Trabalhos em contexto de aula – 35%
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos:
– Desenvolver capacidades de análise e compreensão dos fatores psicossociais nas organizações;
–Fatores intervenientes na gestão de recursos, processos e comportamentos nas organizações e no domínio do diagnóstico, liderança e mudança organizacional;
Aptidões:
– Compreender a importância e o impacto da organização do trabalho nos riscos psicossociais;
– identificar genericamente os parâmetros da avaliação e prevenção/controlo dos mesmos;
– Refletir e analisar o conceito de gestão como atividade dinamizadora das organizações;
Competências:
– Reconhecer as interações dos diversos intervenientes no contexto organizacional e de que forma é que as características desses intervenientes (individualmente ou em grupo) influenciam a organização e de que modo são influenciados por ela.
– Colaborar na perceção e identificação de riscos psicossociais das organizações
– Colaborar na implementação de medidas preventivas de riscos psicossociais.
Programa
-Os fatores psicossociais no trabalho e os riscos psicossociais;
– O erro humano: conceito, causas e consequências, metodologias de ação preventiva;
– Os riscos psicossociais no contexto da sinistralidade e do absentismo;
– As novas formas de organização de trabalho e os riscos emergentes;
– Metodologias e Técnicas de avaliação dos fatores de risco psicossociais;
– Intervenção psicossocial;
– As organizações: definições, características, componentes e níveis de análise;
– O trabalho: definições e funções;
– O Processo de Gestão, estrutura organizacional e planeamento;
– Teorias Organizacionais;
– Comportamento organizacional
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, F. (1996). Psicologia para Gestores: Comportamento de Sucesso nas Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Chambel, M. & Curral, L. (1995). Psicossociologia das Organizações. Lisboa : Texto Editora.
Chiavenato, I. (2000). Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus.
Fayol, H. (1994). Administração Industrial e Geral. São Paulo: Atlas.
Freitas, L. (2008). Segurança e Saúde do Trabalho. Lisboa: Edições Sílabo.
Ferreira, J. et al. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa : McGraw-Hill.
Kreitner, R. & Kinicki, A. (2006). Comportamento Organizacional. S. Paulo: McGraw-Hill.
Sousa, F. (2006). Os Comportamentos nas Organizações. Lisboa: Verbo.
Reason, J. (1997). Human Error. Cambridge University Press.
Teixeira, S. (1998). Gestão das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill .
Sousa, F. (2006). Os Comportamentos nas Organizações. Lisboa: Editorial Verbo
Wren, D. (1997). Early Management Thought. Ed. Daniel Wren. Aldershot: Dartmouth