Análise e Tratamento de Dados

Métodos de Ensino

– Recorre-se a uma metodologia expositiva-ativa de fácil compreensão por parte dos mestrandos.
– A exposição irá centrar-se na identificação e compreensão dos conceitos teóricos de Estatística com ênfase às áreas da Saúde Ocupacional e Ambiente.
– Apresentação de diferentes modelos de estudos de investigação nas áreas core do mestrado (Modelos Observacionais – descritivos e analíticos; Modelos Quase-Experimentais).
– Exposição de cada método e técnica estatística (princípios, pressupostos e algoritmo) no âmbito quer da Estatística Descritiva quer ao nível da Estatística Inferencial.
– Contacto com softwares de análise de dados (passos e procedimentos): Excel; IBM SPSS Statistics.
– Manipulação de Bases de Dados (construção/projeção) em função dos desenhos de estudo.
– Aplicação dos conhecimentos teórico-prático de estatística, no âmbito univariado, bivariado e multivariado com a aplicação do Software IBM SPSS Statistics.
– Extração de resultados com o software IBM SPSS e análise crítica dos mesmos.

A avaliação final consistirá na realização de um trabalho individual ou de grupo que irá versar nos seguintes elementos:
– Aplicação de decisões analíticas univariadas, bivariadas e multivariadas.
– Tratamento e análise de dados em função das propostas de investigação (modelos teórico-práticos – simulações).
– Análise interpretativa e reflexiva dos resultados em função dos objetivos do estudo no âmbito da saúde ocupacional e ambiental.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos sobre modelos analíticos em Estatística ao nível da análise de dados, de forma especializada, com aplicação nas áreas core de investigação em Saúde Ambiental ao nível da Saúde Ocupacional e Ambiente.
Aptidões no planeamento de estratégias de investigação e recolha analítica de dados (qualitativos e quantitativos) de acordo com as melhores práticas no que diz respeito ao processo de investigação quer na capacitação, enquanto investigador, para a tomada de decisão na escolha analítica de modelos robustos de análise e tratamento de dados.
Competências ao nível da utilização de software especializado em tratamento de dados; realizar análise de dados nas suas diferentes vertentes (descritiva e inferencial) com recurso às medidas univariadas, bivariadas e multivariadas; na distinção e escolha de metodologias de investigação estatística simples ou multifatoriais.

Programa

ESTATÍSTICA DESCRITIVA:
Medidas de estatística descritiva univariada e bivariada.
Introdução aos conceitos de população, métodos de amostragem e estimação amostral.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA:
Introdução à inferência estatística. O ensaio de hipóteses; Probabilidades e níveis de significância; Erros do tipo I e erros do tipo II.
Modelos Univariados/Bivariados:
– Noções de probabilidades (Simples; Conjunta e condicional). Medidas de ocorrência; Medidas relativas e absolutas; Medidas de impacto.
– Paramétricos/não paramétricos: Testes t-Student (independente/emparelhado) /Mann-Whitney/Wilcoxon, ANOVA a I Fator/Kruskal-Wallis/
Friedman; Correlação de Pearson/Spearman.
Modelos Multivariados:
– Para amostras independentes: ANOVA Fatorial; ANCOVA; MANOVA.
– Para amostras emparelhadas (modelos longitudinais): ANOVA medidas repetidas); MANOVA.
– Regressão linear simples/ Linear múltipla/ Regressão categorial.
Aplicação dos modelos anteriores com recurso ao software especializado.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Pestana, D.P.; Velosa, S.F. Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª Ed, Vol. I (Revista e Aumentada); Lisboa: 2008.
Hair, J.F.; Black, W.C.; Babin, B.J.; Anderson, R.E.; Tatham, R.L. Análise Multivariada de Dados. 6ª Ed. Porto Alegre: Bookman. 2009.
Jewell, N.P. Statistics for Epidemiology – Texts in Statistical Science Series. Chapman & Hall/CRC. Washington, D.C., 2004.
Motulsky, H. “Intuitive Biostatistics – A Nonmathematical Guide to Statistical Thinking”. Completely Revised, 2nd Ed, Oxford University Press, New York, 2010.
Murteira, B.; Ribeiro, C.S.; Silva, J.A.; Pimenta, C. Introdução à Estatística. 2ª Ed, McGraw Hill. 2007.
Reis, E. Estatística Multivariada Aplicada. 2ª Ed, Revista e corrigida. Edições Sílabo, 2001.
Aguiar, P. Guia Prático de Estatística em Investigação Epidemiológica: SPSS. Edições Climepsi: Lisboa, 2007.
Rosner, B. “Fundamentals of Biostatistics”. 6th Ed, International Student Edition. THOMSON, Brooks/Cole, USA, 2006.