Resultados de Aprendizagem
OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM
Após o curso, os participantes poderão:
1. Aplicar o raciocínio clínico na concepção e implementação da intervenção para indivíduos com dificuldades de integração sensorial ou disfunção
2. Vincule a hipótese da avaliação com os objetivos terapêuticos proximais para atingir os resultados proximais relacionados à participação.
3. Utilizar a avaliação dinâmica enquanto trabalha com clientes para refinar a intervenção durante o tratamento
4. Nomear os elementos do processo da medida de fidelidade de intervenção ASI
5. Descrever a forma como os elementos do processo interagem durante uma sessão de intervenção directa
6. Explicar a relação entre as actividades e a facilitação das respostas adaptativas;
7. Explicar a importância da motivação e do envolvimento activo do cliente durante a intervenção;
8. Discutir os benefícios e limitações da intervenção ASI com uma ampla variedade de grupos de diagnóstico, idades e tipos de dificuldades;
9. Demonstrar a forma como as estratégias sensoriais são implementadas em vários contextos, incluindo o lar, a escola e a comunidade.
Programa
O UC7 fornece os conhecimentos e as competências fundamentais para avaliar a ASI como um método baseado em evidências, ou quadro de referência, para a intervenção. O aluno é apresentado aos princípios de intervenção da ASI e ao conceito de “fidelidade” a uma intervenção; são fornecidas instruções específicas sobre medidas de fidelidade, em geral, e o uso adequado da medida de fidelidade de Integração Sensorial de Ayres (Asifm). São apresentados segmentos de intervenção gravados em vídeo para identificar claramente a diferença entre ASI e outros métodos de tratamento e para mostrar a estrutura e o processo da intervenção. O Módulo 5 também se concentra no planeamento da intervenção a partir da avaliação, formulando os resultados aproximados que orientam a seleção das atividades terapêuticas e alcançando e medindo os resultados relacionados à participação distal.
Estágio(s)
NAO