Empreendedorismo e Criação de Empresas

Métodos de Ensino

O ensino da disciplina assenta em aulas teórico-práticas, constituídas por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria e visam sobretudo a resolução de exercícios e a análise de casos de estudo. O objetivo é proporcionar uma visão mais prática dos conceitos teóricos, assim como instigar a iniciativa e a participação dos alunos. Metodologias Verbais (dizer) – Exposição, Explicação, Diálogo
Metodologias Intuitivas (mostrar) – Audiovisuais e Textos Escritos;
Metodologias Ativas (fazer) – Trabalhos de Grupo em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos
1) Avaliação periódica: Trabalho realizado e discutido em grupo (plano de negócios) com ponderação de 30% e 2 provas escritas com ponderação de 35% cada
2) Avaliação final por exame escrito: Prova escrita individual com ponderação de 70% na nota final e trabalho – plano de negócios com uma ponderação de 30%.

Resultados de Aprendizagem

No final o aluno deverá ser capaz de construir um plano de negócios realizando o diagnóstico da oportunidade, a estratégia de implementação, o projecto de investimento e o plano de implementação. • Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objectivos e comportamentos empresariais.
• Compreender e estruturar o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio.
• Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar.
• Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rentabilidade futura de um novo negócio.
• Identificar fontes de financiamento para novos negócios.
• Compreender o papel dos elementos da equipa de projecto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.

Programa

1. Gestão, empreendedorismo e espírito empresarial
2. Definições, conceitos e determinantes do empreendedorismo – espirito empreendedor
3. Metodologia para a escolha do projeto empresarial
4. Da ideia á definição do negócio – principais etapas de criação de uma empresa
5. Da ideia ao negócio – principais etapas de criação de um plano de negócios – elaboração de um plano de negócios
6. Financiamento dirigido ao empreendedorismo -financiamento do projecto
7. Criação de empresas – como criar uma empresa
8. Sucesso / insucesso empresarial

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bhidé, Amar(1996). The Questions Every Entrepreneur Must Answer. Harvard Business Review.
Costa, H. e Ribeiro P. C.(2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel – Edições Técnicas, 5ª Edição, Lisboa.
Coulter, M.(2003), “Entrepreneurship in action”,New Jersey, PrenticeHall.
Dorf, Richard e Byers, Thomas(2004). The Financial Plan. Excerpted from Dorf & Byers, Technology Ventures.
Drucker, Peter(1998). The Discipline of Innovation. Harvard Business Review.
Esperança , José Paulo; Matias, Fernanda(2005), Finanças Empresariais, Colecção Gestão & Inovação – Ciências de Gestão, Dom Quixote.
Mariotti, Steve(2007), Entrepreneurship – Starting and Operating a Small Business, Pearson Prentice Hall, New Jersey.
Sarkar, Soumodip(2007), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa.
Silva, Fábio Geraldes(2001). Manual do Empreendedor. Lisboa: Bertrand.
Stevenson, Howard e Gumpert, David(1985). The Heart of Entrepreneurship. Harvard Business Review.